Governo do estado seleciona Escola Pedro Augusto Rangel Filho para modelo cívico-militar

A Escola Estadual Professor Pedro Augusto Rangel Filho, em Votorantim, será transformada em unidade cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025, integrando a lista de 100 escolas selecionadas pelo governo do Estado de São Paulo. A divulgação ocorreu nesta segunda-feira (28), e a lista final será publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (29).
A seleção ocorreu após três rodadas de consulta pública em 302 comunidades escolares, nas quais 132 aprovaram o modelo cívico-militar. Como o número superou a meta, critérios como a existência de pelo menos uma escola por município, o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e o resultado no IDESP foram usados para definir as 100 unidades.
Em Votorantim, três escolas manifestaram interesse: Wilson Prestes Miramontes, Profª Clotilde Beline Capitani e Pedro Augusto Rangel Filho, sendo esta última a escolhida. O programa será implantado em escolas de 89 municípios paulistas e seguirá o Currículo Paulista, com a seleção de monitores militares supervisionada pela Secretaria da Educação (Seduc-SP) e apoio da Secretaria da Segurança Pública.
Os militares, que não atuarão em sala de aula nem substituirão profissionais da educação, atuarão no acolhimento, organização dos alunos nos turnos e atividades extracurriculares, além de colaborar na busca ativa de estudantes. Os alunos usarão uniformes, e os monitores receberão capacitação para alinhamento às diretrizes educacionais. O programa busca promover a organização escolar e a difusão de valores humanos e cívicos.
COMENTÁRIOS