Seja bem-vindo
Votorantim,27/04/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Excesso de horas extras e o descaso com funcionários da UPA JATAÍ

    Coluna Você Repórter


    Excesso de horas extras e o descaso com funcionários da UPA JATAÍ Divulgação

    O excesso de horas extras pagas e o descaso do prefeito com os funcionários públicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jataí têm se tornado uma preocupação crescente, tanto do ponto de vista da gestão pública quanto do bem-estar dos profissionais de saúde.
    O principal motivo para isso tudo é a omissão da Prefeitura em convocar os candidatos aprovados no último concurso público. O prefeito tem optado por manter o atual quadro reduzido, sobrecarregando os servidores existentes e recorrendo ao pagamento contínuo de horas extras como alternativa.
    O prefeito alega falta de dinheiro em caixa, mas todo esse volume de horas extras acaba ficando mais caro do que convocar novos funcionários. Já há muito tempo, diversos servidores estão sendo submetidos a jornadas exaustivas para cobrir a demanda de atendimentos, o que tem gerado um volume elevado de horas extras mensais (turnos de 24 horas ou mais). Esse cenário, além de comprometer a qualidade do atendimento à população, também representa um custo elevado para os cofres públicos.
    O que mais espanta a nós, funcionários públicos da UPA Jataí, é uma certa perseguição sem explicação por parte do prefeito. Ele tem nos cortado alguns benefícios, como, por exemplo, vender nossas folgas, e, nas últimas semanas, nos proibiu de fazermos horas extras, mas, na contramão, abriu exceção para os funcionários das UBS virem aqui na UPA Jataí fazerem horas extras e receberem em dinheiro. Temos plantões em que mais da metade da equipe é formada por pessoas de fora daqui. É a farra das horas extras. Tenho uma coisa comigo: ou é para todos ou para ninguém. Nós, funcionários da UPA, também precisamos desse dinheiro extra, pois nossos salários estão sem reajuste há muito tempo.
    Outro fato importante de se citar é que os nossos salários estão sendo pagos erroneamente todos os meses. Alguns profissionais ficaram sem salário, o que desmotiva muito o trabalhador.
    Nas últimas semanas, fomos até proibidos de alimentar os pobres animais de rua que rodeiam a UPA. É muito desnecessário desviar a culpa da má gestão para os animais.
    Então deixo aqui a resposta para o que a maioria dos pacientes sempre questiona: o porquê da demora no atendimento. Especifico que tudo é culpa da atual má gestão, que não nos dá um quadro decente de funcionários. Estamos com um déficit de mais de 40 funcionários. Com equipe reduzida, não tem milagre.
    Nós, da UPA Jataí, passamos por muita coisa aqui, como, por exemplo, a pandemia de Covid-19 e o surto de dengue, além de trabalharmos sempre no limite, com falta de funcionários, medicamentos e equipamentos, mas nenhuma gestão nunca nos deu o reconhecimento devido; aliás, só têm nos tirado benefícios. Trabalhamos no limite do aceitável e estamos levando pancada atrás de pancada.
    Tem vereadores que vêm aqui e nos xingam, reclamando de mau atendimento, mas não sabem de tudo que estamos passando. Criticar é fácil, mas tomar conhecimento do nosso dia a dia não fazem questão. Cito o senhor vereador Fernando Fernandes, que vem aqui toda semana fazer filmagens. Quer uma dica, vereador? Comece a cobrar o prefeito. Afinal, uma das funções do seu cargo é fiscalizar o prefeito e não bajular o mesmo.

    (Autoria preservada)

    Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda foi encaminhada para o setor responsável.

    Resposta do vereador Fernando Fernandes: Triste, se realmente existe essa situação, a qual fiquei ciente através dessa matéria. Assim como defendi e estamos resolvendo os problemas da UPA Central, vou intensificar minhas ações na UPA do Jataí também, sobre o assunto levantado aqui. Deixo claro que, assim como a população que está como paciente me procura como fiscal do povo quando observam um problema, os funcionários também têm toda a liberdade para virem me procurar quando precisarem de algum auxílio com problemas administrativos internos, pois não estou vereador apenas de uma classe, estou vereador para a cidade e à disposição de todos igualmente.
    Um exemplo disso foi a greve dos funcionários da UPA Central. Estive ao lado dos mesmos, em apoio para reivindicar seus direitos, pois sei da importância e da responsabilidade de toda equipe no atendimento aos nossos munícipes. Vou me inteirar dos acontecimentos para, em reunião, tratarmos do caso, já que, em todas as ocasiões em que estive na UPA do Jataí, nunca me falaram sobre esses problemas e sempre fui bem recebido tanto pela coordenação quanto pelos funcionários em geral.
    Deixo claro que todas as minhas visitas têm o conhecimento e autorização do diretor e do secretário da Saúde. Estarei sempre à disposição de toda a população de Votorantim, sem exceções.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.