APAE de Votorantim recebe doação de cordões de girassóis

Como parte das ações do mês de conscientização sobre o autismo, a APAE de Votorantim recebeu a doação de cordões de girassóis do ex-vereador e professor Luciano Silva, autor da lei que instituiu, em outubro de 2022, o programa “Cordão de Girassol” em Votorantim. A iniciativa visa proporcionar a identificação e a inclusão de pessoas com diagnósticos considerados ocultos, que têm direito aos atendimentos preferenciais.
Essas condições, embora não visíveis, impactam significativamente o cotidiano de quem é diagnosticado com alguma delas. Entre as doenças consideradas ocultas estão o Autismo, a Doença de Crohn, Deficiência Intelectual, Fibrose Cística, Pacientes Ostomizados, Síndrome de Tourette, Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), Transtornos Psiquiátricos, Visão Monocular e Visão Subnormal.
"O cordão facilita a vida e garante os direitos das pessoas com deficiências ocultas. O que pode parecer uma pequena ação, na prática, oferece mais qualidade de vida e contribui para combater a discriminação à medida que essa ferramenta vai se tornando mais popular", afirmou Luciano Silva.
A assistente social da APAE, Elizabete Caetano, recebeu a doação e se encarregará de disponibilizá-la para os assistidos que se enquadram nos dispositivos da lei.
Abril Azul
O mês de abril é marcado pela campanha Abril Azul, criada para ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão social. A campanha surgiu após a ONU estabelecer, em 2007, o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
A cor azul foi escolhida simbolicamente, pois historicamente o autismo é mais diagnosticado em meninos do que em meninas. Além disso, o azul é associado a sensações de calma e equilíbrio, o que ajuda a minimizar sobrecargas sensoriais em algumas pessoas autistas.
COMENTÁRIOS