Seconci-SP lança campanha sobre como enfrentar o calor nos canteiros de obras

As ondas de calor que têm sido registradas desde o final de 2024 levantou uma bandeira vermelha nos setores da economia em que trabalhadores estão expostos ao clima. Diante deste cenário, o Serviço Social da Construção Civil de São Paulo (Seconci-SP) lançou uma campanha para proteger a saúde do trabalhador da construção civil em tempos de altas temperaturas.
A campanha sugere às construtoras que observem cuidados básicos de proteção aos trabalhadores que estão mais expostos ao sol, entre eles o uso do protetor solar, aumento da ventilação em áreas de grande circulação de pessoas, como refeitórios e vestiários, uso de uniformes com tecidos mais leves, água potável à disposição dos trabalhadores, além de evitar atividades externas entre 12h e 13h. Além disso, o Seconci-SP orienta as construtoras para que deem atenção especial aos funcionários idosos, diabéticos, obesos ou com outras doenças que podem se agravar com altas temperaturas.
A gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Ester Gonçalves, lembra que os trabalhadores da construção da região de Sorocaba têm à disposição um ambulatório completo e profissionais de diversas especialidades para atender e orientar. “Nossos profissionais fazem visitas regulares aos canteiros de obras para orientar os trabalhadores com relação a sintomas de insolação como tontura, fraqueza súbita, visão turva e dor de cabeça, que podem levar a quadros mais graves.”
A sede da Regional Sorocaba do Seconci-SP fica na Av. General Osório, nº 391. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo e-mail sorocaba.seconci@seconci-sp.org.br .
COMENTÁRIOS