Seja bem-vindo
Votorantim,04/12/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Morre operário que caiu da marquise na Praça de Eventos em Votorantim

    Fonte: Jorge Silva
    Morre operário que caiu da marquise na Praça de Eventos em Votorantim

    Morre operário que caiu da marquise na Praça de Eventos em Votorantim

     

    Foi confirmada a morte do trabalhador que caiu da estrutura da marquise que está em construção na Praça de Eventos Lecy de Campos, no Centro, em Votorantim, nesta segunda-feira (02/12). O homem tinha 20 anos, era baiano e trabalhava como montador na empresa MB Montagens Industriais, que tem sede na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. A empresa foi subcontratada pela empresa responsável pela obra, Spalla Engenharia, ganhadora da licitação realizada pela Prefeitura de Votorantim.

    Segundo o boletim de ocorrência (BO), registrado no Plantão Policial de Sorocaba pelo representante da empresa MB Montagens Industriais, no momento do acidente, por volta das 13h30, vários operários estavam sobre três “barracões” fazendo trabalhos no telhado e a vítima estava na estrutura mais alta com cerca de 5 metros de altura. “O tempo se transformou (sic) de repente e começou a ventar muito, inclusive a força do vento derrubou os tablados que fazem a proteção a obra”, disse o declarante do BO.

    Ainda na versão do declarante, ele teria “imediatamente determinado que todos descessem e o caminhão Munck com cesto foi posicionado para a vítima descer, mas a vítima disse que tinha que pegar uma lixadeira e já iria descer. Alguns segundos depois, outros funcionários começaram a gritar "o rapaz caiu" e o declarante foi até o local da queda do funcionário e ao verificar constatou que era a vítima que havia sofrido a queda da altura citada”. 

    O boletim de ocorrência relata que foi acionado socorro para a vítima e chegou ao local um caminhão dos Bombeiros, que prestaram os primeiros socorros e “como necessitava de transferência urgente para o hospital Regional de Sorocaba, pois o estado dele era crítico, ele estava sendo colocado em uma camionete da empresa, mas neste momento chegou o Samu e o transportou para o hospital Regional”.

    A morte foi constatada às 15h14 e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O BO foi registrado no início da noite em Sorocaba.

    A vítima não tem parentes próximos no estado, somente um primo que trabalha na mesma empresa. A Polícia Civil solicitou perícia no local do acidente de trabalho.

    Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima havia sido encaminhada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) com parada cardiorrespiratória e inconsciente. 

    A Prefeitura de Votorantim informou, na tarde de segunda-feira (02) que está acompanhando o caso e já solicitou providências e esclarecimentos à empresa responsável. 

    A empresa Spalla Engenharia informou, por nota, que um funcionário de um prestador de serviços caiu de um andaime, tendo sido socorrido pelo Corpo de Bombeiros. “Infelizmente na tarde de hoje (02) tivemos um vendaval muito forte e um acidente nesse momento. A empresa toma todas as atitudes para que acidentes não aconteçam. Estamos com todo o nosso empenho em solucionar os problemas o mais breve possível. Lamentamos muito o ocorrido e estamos prestando toda assistência necessária em todos os sentidos”, informou a empresa na tarde de segunda-feira.

     

    Investigação necessária

    Após a publicação da Gazeta de Votorantim sobre o acidente, dezenas de pessoas relataram que observaram, nas últimas semanas, que os operários que realizam as mais diversas atividades na obra não trabalhavam com Equipamentos de Proteção Individual e de segurança. Trabalhadores foram vistos andando sobre o telhado sem nenhum tipo de cinto de segurança.

    Em 20 de novembro, a própria prefeita Fabíola Alves postou em suas redes sociais uma foto da obra em construção, e na imagem é possível ver trabalhadores aparentemente sem os equipamentos de segurança.

    Ainda durante a construção da marquise, houve o relato de um outro trabalhador que também se acidentou, tendo caído junto com um andaime e sofrido fraturas nas pernas.

    Em 22 de novembro, durante a pintura da estrutura, vários veículos que estavam estacionados na garagem da Secretaria de Serviços Públicos foram manchados com tinta que respingaram e foram pulverizadas com o vento por falta de proteção adequada.

    Logo após o acidente desta segunda-feira (02), a reportagem da Gazeta de Votorantim fotografou o local. Nas imagens, é possível ver os tapumes da obra que foram derrubados pelo vento e também o caminhão Munck posicionado na altura do telhado, no entanto, ao contrário do que afirma o boletim de ocorrência, o equipamento não estava com o cesto e sim apenas com um cinto. Na manhã desta terça-feira (03), a reportagem esteve novamente no local e verificou trabalhadores instalando o cesto no caminhão Munck, antes da chegada da Perícia.

    A Polícia Militar não foi acionada no momento do acidente, assim, o local não foi preservado para a Perícia Técnica que chegou ao local às 10h25 desta terça e permaneceu por cerca de 15 minutos.

    A reportagem não conseguiu contato com a empresa MB Montagens Industriais e esta reportagem poderá ser atualizada.

    O valor da obra é de R$ 5,53 milhões.



    Por Luciana Lopez

    Fotos: Jorge Silva/ Gazeta de Votorantim









    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.