Sessão discute problemas das recentes enchentes e assuntos sobre a manutenção da cidade
A Câmara Municipal de Votorantim realizou nesta terça-feira (19), a 40ª Sessão da sua 14ª Legislatura. A sessão teve em pauta seis requerimentos apresentado pelos parlamentares e o Projeto de Lei nº040/24 que foram discutidos e aprovados em plenário.
Denominação de viela na Vila Dylze
O Projeto de Lei nº040/24, aprovado durante a 40ª Sessão, determina que a atual viela sem denominação, localizada na Rua Etelvino Ferreira da Conceição, ao lado do imóvel nº 190, no bairro Vila Dylze, passe a denominar-se Viela Jamiro Garcia.
Segundo o vereador Alfredo Pissinato (PSDB), autor do Projeto, Jamiro Garcia nasceu em Varginha (MG), no dia 29 de agosto de 1954, na Fazenda Lagoa dos Tachos. Filho de agricultores, desde pequeno demonstrava paixão pelo esporte. Na infância, adorava jogar futebol em um time amador local. Aos 15 anos, passou a participar de corridas no Paraná, onde correr se tornou seu esporte favorito e uma verdadeira paixão. Em busca de melhores oportunidades, mudou-se para Votorantim (SP) em 1975, encontrando rapidamente emprego na empresa Villares, em Sorocaba.
Três anos mais tarde, trouxe toda a sua família para Votorantim, consolidando sua vida na nova cidade. Senhor Jamiro trabalhou por 25 anos na empresa Grace Brasil como empilhadeirista, destacando-se também por representar a empresa em diversas maratonas. Era muito dedicado, acumulando muitos títulos, medalhas e troféus em várias corridas, inclusive na tradicional Corrida de São Silvestre, da qual participava regularmente. Sempre representava a cidade de Votorantim nas competições e era membro ativo da Associação Votorantinense de Atletismo (AVA).
Durante uma fase de sua vida, teve a oportunidade de treinar com Roseli Machado, campeã da São Silvestre de 1996. Senhor Jamiro era um atleta de destaque, com um talento excepcional. Alguns de seus resultados foram memoráveis, levando-o a conquistar o pódio:
Por toda a sua trajetória de vida, seu exemplo de dedicação ao esporte e à comunidade que o vereador Pissinato defendeu este projeto que simboliza o reconhecimento e a gratidão de toda comunidade por tudo o que Jamiro fez e pelo legado que deixou.
Requerimentos
Seis requerimentos foram apresentados nesta sessão e após discussão e votação, foram aprovados pelos parlamentares. São eles:
- Vereador Ita (PRD) questiona a atual Administração, para que informe se existe a possibilidade de construir um espaço de lazer, com pista de caminhada, em frente ao Condomínio Villa VIC Ravena, no bairro Jardim Cristal, semelhante ao que foi construído no Jardim Europa;
- Presidente da Câmara, Vereador Cirineu Barbosa (PL) questiona a quais melhorias foram promovidas no ensino durante a atual gestão, a partir das falhas constatadas pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M); questiona também se o atual piso salarial mensal dos professores de creche, pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental atende ao piso nacional do magistério da educação básica e qual o valor atual; se todas as solicitações de vaga em creche para crianças de 0 a 3 anos foram atendidas; o que está sendo feito para atender toda a demanda necessária de vagas em creche; e, em relação às impropriedades referentes à Organização Social do Hospital Municipal, quais foram corrigidas até a presente data;
- Vereador Zelão (PT) solicita que a atual Administração informe se existe a possibilidade de o setor competente providenciar a implantação de gradis ou cercas de madeira (eucalipto) com até 90 cm de altura, às margens do Rio Sorocaba, em todo trecho que compreende a “Praça Zeca Padeiro” até o fim da Praça de Eventos “Lecy de Campos”, para evitar o acesso das capivaras às principais ruas da região central da cidade; se a secretaria competente poderia providenciar a instalação de placas ou até mesmo sinalização de solo, para alertar os motoristas que trafegam pela Avenida marginal Vereador Newton Vieira Soares e pela Avenida 31 de Março quanto à presença de capivaras, às margens do Rio Sorocaba; e, se a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria e Meio Ambiente e do setor de Zoonoses tem um mapeamento da quantidade desses animais que vivem às margens do Rio Sorocaba.
Todos os requerimentos serão encaminhados à prefeitura e têm prazo regimental para serem respondidos.
Próxima sessão
A 41ª Sessão que será realizada na terça-feira, dia 26 de novembro, terá início às 9h com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo: Facebook, Youtube e portal.
COMENTÁRIOS