Assumir a responsabilidade social corporativa começa pela revitalização dos espaços verdes da cidade
Por Laurence Lai *
Se pensarmos na cidade como um corpo humano, os diversos espaços verdes seriam como células cheias de oxigênio, que fornecem energia constante para o todo, tornando o organismo urbano vibrante e cheio de vitalidade. Votorantim é uma bela cidade montanhosa e cheia de “células verdes”! Com suas florestas calmas, riachos sinuosos e lagos amplos, essa natureza acolhe milhares de cidadãos e famílias e atrai diversas empresas, grandes e pequenas. Esses empreendimentos se estabelecem aqui e, por meio dos recursos humanos, ambientais e de mercado, conseguem crescer e prosperar. Podemos dizer que o sucesso de uma empresa é, em grande parte, resultado da cidade que a acolhe. Como seres humanos, temos a consciência de que, ao alcançar certo potencial, devemos retribuir à sociedade. As empresas, de maneira similar, também têm essa responsabilidade e, ao atingirem certo sucesso, tendem naturalmente a retribuir ao lugar que as acolheu. Claro, há muitas maneiras de fazer isso, que variam conforme as necessidades da cidade e dos valores de cada instituição.
Em nossa cidade de Votorantim, acredito que uma boa maneira das empresas retribuírem é ajudando a revitalizar os espaços verdes e mantendo a limpeza urbana. Em termos de localização, nossa cidade possui grandes áreas adjacentes às regiões centrais de Sorocaba, e as duas cidades compartilham de um pólo comercial próspero, modernos shoppings, edifícios residenciais e uma população cada vez mais ativa. Essas características impulsionam o desenvolvimento conjunto de ambos os municípios. Contudo, para manter essa prosperidade a longo prazo, é essencial valorizar a limpeza e o cuidado dos espaços verdes. Ruas limpas, grama verdejante e ar fresco são fundamentais para uma vida de qualidade. E é exatamente aqui que as empresas podem contribuir com seus esforços, cumprindo seu papel social!
Minha ideia é que cada empresa, de acordo com o seu potencial, e com o consentimento da prefeitura, adote um parque ou espaço verde da cidade, assumindo a limpeza, a manutenção e até mesmo o embelezamento do lugar. Após esse cuidado, quando as pessoas passarem por esses locais, poderão sentir um ambiente agradável e cheio de verde. Esses espaços de lazer, agora revitalizados, serão amados pelos cidadãos e trarão mais brilho à nossa cidade. Com a cidade mais bela, o desenvolvimento das empresas também se torna mais favorável, criando um ciclo positivo. Quando uma empresa assume sua responsabilidade social, os benefícios inevitavelmente retornam a ela!
Queridos amigos do setor empresarial, por que não nos unimos a esse movimento?
*Laurence Lai é empresário
(Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal)
COMENTÁRIOS