Vereador alerta sobre risco de capivaras nas vias públicas de Votorantim
Capivaras são vistas com frequência nos arredores do Rio Sorocaba / Divulgação
O vereador José Claudio Pereira, o Zelão (PT), mais uma vez usou a tribuna da Câmara Municipal de Votorantim para expor sua preocupação em relação à presença frequente de capivaras nas vias centrais da cidade, especialmente na Avenida Newton Vieira Soares e na Avenida 31 de Março. O parlamentar destacou os perigos para a segurança dos motoristas e pedestres, além do impacto sobre os próprios animais, muitos dos quais têm sido vítimas de atropelamentos.
No Requerimento nº 242/24, Zelão solicitou à prefeita providências urgentes, como a instalação de cercas ao longo do trecho urbano do Rio Sorocaba, desde a Praça Zeca Padeiro até a Praça de Eventos Lecy de Campos, e a colocação de sinalização para alertar motoristas sobre a travessia de capivaras. Segundo o vereador, a falta de proteção adequada tem permitido que os animais invadam as vias públicas, aumentando o risco de acidentes, especialmente à noite, quando há baixa visibilidade.
Na tribuna, Zelão reforçou a gravidade do problema. Ele mencionou que, recentemente, três capivaras foram atropeladas e mortas na Avenida 31 de Março. O parlamentar também alertou para o risco de doenças, como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, que costuma infestar capivaras. Ele criticou a retirada de cercas instaladas anteriormente e defendeu a retomada do projeto para proteger as margens do rio.
“Minha preocupação não é apenas com os acidentes, mas também com a saúde pública. A reprodução de carrapatos-estrela pode colocar em risco crianças e adultos que frequentam as praças e áreas próximas. Não podemos esperar tragédias para agir”, afirmou.
O vereador destacou ainda que a questão vai além da segurança viária e envolve o equilíbrio ambiental. “Esses animais são parte da fauna local, mas a urbanização invadiu o espaço natural deles. Precisamos encontrar uma solução que preserve tanto a segurança da população quanto a vida desses animais”, concluiu.
O que diz a Prefeitura
Questionada pela Gazeta de Votorantim, a Prefeitura de Votorantim informou que “a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) instalou placas às margens do rio Sorocaba para evitar o atropelamento de capivaras e informar às pessoas sobre a presença dos respectivos animais e da possibilidade da existência de carrapatos na área.
Além disso, a Sema, em parceria com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, elaborou outras placas para que os motoristas reduzam a velocidade em vias próximas às áreas verdes para evitar o atropelamento da fauna, inserindo outras informações para a conscientização ambiental da população”, finalizou.
Três capivaras foram atropeladas recentemente / Divulgação
COMENTÁRIOS