Ofebas completa 58 anos de acolhimento e homenagem às histórias de vida
Em quase seis décadas de história, a organização traz inovações do mercado, mas permanece com o propósito de oferecer acolhimento e assistência às famílias enlutadas
Divulgação
A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) completa neste mês 58 anos de história e serviços prestados à população. Ao longo das quase seis décadas, a organização, que é sem fins lucrativos, tornou-se referência quando o assunto é assistência funerária e assistência familiar em Sorocaba e Votorantim, com o objetivo de oferecer não apenas suporte prático, mas também emocional às famílias no momento difícil da perda de um ente querido. A Ofebas tem uma trajetória pautada por dedicação, acolhimento, tradição e cuidado com a comunidade.
Para a Gerente de Negócios da Ofebas, Patrícia Peixoto, cada capítulo dessa história foi escrito pensando na missão da organização: “Nosso objetivo é proporcionar às famílias enlutadas um momento de acolhimento e conforto. A Ofebas está há 58 anos crescendo e ganhando mais oportunidades no mercado porque temos um propósito de ser muito mais do que uma assistência funerária.”
Cuidado com as pessoas
Fundada em 23 de novembro de 1966, a Ofebas nasceu com a missão de oferecer assistência funerária. Mas, com o passar do tempo, implementou diversos trabalhos com viés social, indo além e trazendo um atendimento totalmente gratuito para as famílias em situação de vulnerabilidade que perderam um ente querido. Esse trabalho faz parte do Programa Continuar a Viver, o qual tem por objetivo orientar as famílias sobre a defesa e a garantia de direitos, assim como realizar encaminhamentos para as redes de serviço.
Além de receberem orientação nas áreas jurídica, social e saúde, as famílias também podem ser encaminhadas para o atendimento psicológico gratuito, realizado pelas psicólogas da Ofebas. O objetivo do programa é amparar essa família de forma integral no luto, evitando problemas que acarretem dificuldades na vida profissional e pessoal após a perda de um ente querido.
Outro destaque da organização é o Assessoramento Técnico, que é um programa social voltado à capacitação do terceiro setor, que acontece anualmente e de forma gratuita. As instituições participantes de Sorocaba e Votorantim têm acesso a uma capacitação de 44 horas, com encontros que orientam as entidades pela busca da autonomia financeira, abordando temas da assistência social; da psicologia; da captação de recursos; da comunicação; entre outros assuntos relacionados ao funcionamento do terceiro setor. Ao fim do programa, três entidades participantes são contempladas com um aporte financeiro de R$ 10 mil cada para implantação de um projeto social ou parte dele.
Inovação nas formas de homenagens
A Ofebas acompanha as inovações do mercado e oferece novas formas de homenagear a história de vida de quem se foi, sobretudo aqueles que optam pelo serviço de cremação. A cremação vem se tornando uma tendência crescente, indo além do benefício ambiental e valor econômico. Nesse tipo de serviço são oferecidos inúmeros modelos de relicários (popularmente conhecidos como urnas de cinzas), e a família pode escolher o formato personalizado mais condizente com a história do ente querido e as próprias crenças.
Há relicários para cinzas que transformam a saudade em um gesto de carinho e lembrança diária, como aquelas que possuem o formato de coração ou de uma bola de futebol. Há opções biodegradáveis, que podem ser plantadas, dando origem a uma árvore com todo o significado de renovação da vida. Na linha biodegradável também tem o modelo ‘Navegar’, relicário com formato de um ‘barco’ que pode ser disperso em mares, rios e oceanos, não contaminando o meio ambiente. Há, ainda, modelos que fogem dos formatos tradicionais, podendo ser usados como objetos de decoração.
Além disso, também é possível honrar as memórias com joias laboratoriais, transformando mechas de cabelo, pelos de animais de estimação e até mesmo cinzas de cremação em cristais e diamantes. As opções de personalização são inúmeras, como pingentes para pulseiras, colares, anéis, miniaturas de cães ou gatos (no caso de perda pet), imagens religiosas, coração pulsante e tudo aquilo que a imaginação desejar, trazendo um novo significado ao sentimento.
Pensando na missão da organização de homenagear as histórias de vida, o presidente da Ofebas, Paulo Antônio Simões, destaca que ouvir as necessidades e demandas que surgem é fundamental para oferecer um serviço cada vez mais personalizado e significativo. “Nosso acolhimento e cuidado vão além do atendimento humanizado, afinal, priorizamos sempre, de maneira única e significativa, homenagear memórias”, finaliza.
Max, o AUssessor de Acolhimento
A organização também conta com um AUssessor de Acolhimento, o Max, um cão da raça Golden, com um focinho gelado, 4 patas e 11 meses de muito amor. Sua presença tem como objetivo proporcionar conforto emocional às famílias enlutadas, auxiliando na redução da tensão, tristeza e sentimento de solidão, oferecendo uma presença amigável durante os momentos difíceis.
A presença de um mascote traz consigo aspectos positivos, visto que o vínculo entre humanos e animais está cada vez mais forte na sociedade. O Max está passando por um processo de adestramento, mas, em breve, ele vai desempenhar papel importante para criar um ambiente mais acolhedor no salão de velar e ajudar na expressão das emoções durante o luto.
Planos de assistência
A Ofebas conta com 7 modalidades de planos de assistência para 1, 2 ou até 14 pessoas, com ou sem grau de parentesco, com ou sem cremação. Além da tradicional assistência familiar e funerária, os associados têm direito a benefícios exclusivos, como assistência pet gratuita, seguro de vida de R$ 12.200,00 para o titular do plano, assistência residencial e um clube repleto de descontos em áreas como saúde, educação, lazer, pet e muito mais. A organização conta, ainda, com plano corporativo para empresas oferecerem proteção empresarial completa ao colaborador.
Perspectiva futura e novas projetos
Com duas unidades em Sorocaba e uma em Votorantim, a Ofebas está cada vez mais próxima da população, oferecendo um atendimento personalizado e acolhedor. A organização está trabalhando em diversos projetos futuros. Em breve, terá a construção de um crematório e a abertura de novas unidades, demonstrando cada vez mais o seu compromisso em trazer um acolhimento com foco na qualidade, respeito e empatia.
Para saber mais sobre a organização, basta acessar o site www.ofebas.org.br ou entrar em contato pelo número (15) 3331-7010 ou WhatsApp (15) 99849-2146.
Fonte: Assessoria de imprensa
COMENTÁRIOS