4 investimentos mais rentáveis que a poupança
Conheça as principais características e o potencial de retorno de cada um deles
Para muitos investidores, a poupança foi uma porta de entrada, principalmente de gerações anteriores, época na qual a poupança servia como uma proteção parcial contra a inflação. Com a mudança do cenário econômico no Brasil, a poupança deixou de ser uma boa opção e abriu espaço para inúmeras opções mais rentáveis e que apresentam riscos baixos.
Os
investimentos de renda fixa são a prova disso. Com regras claras de remuneração desde o momento em que o dinheiro é aplicado, eles trazem segurança para quem só conhece a poupança. Abaixo, confira quatro opções para investir com maior rentabilidade e sem grandes riscos. Lembrando que este conteúdo não é uma recomendação de investimento.são a prova disso. Com regras claras de remuneração desde o momento em que o dinheiro é aplicado, eles trazem segurança para quem só conhece a poupança. Abaixo, confira quatro opções para investir com maior rentabilidade e sem grandes riscos. Lembrando que este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O Certificado de Depósito Bancário, conhecido como CDB, é uma espécie de “empréstimo” feito por uma pessoa física para os bancos e ele te paga com juros. Nesse caso, são emitidos títulos de dívida que podem ser comprados pelo investidor e, em troca disso, ele recebe rendimentos.
Nessa modalidade, não existe a cobrança de nenhuma taxa além do IOF sobre os rendimentos (apenas em aplicações inferiores a 30 dias) e do Imposto de Renda. O CDB ainda tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), fornecendo a mesma garantia da poupança em investimentos de até R$250 mil reais por CPF por instituição financeira.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um programa criado pelo Tesouro Nacional que possibilita que pessoas comuns comprem títulos públicos federais como forma de investimento. Ele também funciona como uma espécie de “empréstimo”, mas, nesse caso, o valor é emprestado para o governo brasileiro e tem os juros como rentabilidade.
Sua segurança é garantida pelo Tesouro Nacional, que possui regras claras de remuneração. A opção também tem se tornado popular por permitir investimento de valores baixos.
Fundos de renda fixa
Os fundos de renda fixa são uma opção muito indicada para quem não possui tempo ou experiência para gerir de perto os próprios investimentos. Nesse caso, gestores de conta escolhem para você, variando entre opções seguras e estáveis, como o CDB, LCI e LCA.
Ou seja, o dinheiro que você deseja investir estará em diferentes tipos de aplicações que valem mais do que a poupança. Essa diversificação diminui ainda mais os riscos e equilibra a rentabilidade. A divisão sempre irá se basear no seu perfil como investidor, passado para o gerente.
Para começar, não é preciso investir muito, o que se torna uma vantagem para iniciantes. É preciso apenas estar atento às cobranças, que incluem a taxa de administração do gestor, o IOF para aplicações inferiores a 30 dias e o Imposto de Renda.
Ações
Ao falar sobre investimentos, é muito comum se deparar com o termo ações. Elas apresentam rentabilidade maior do que a poupança por se tratar de um investimento de renda variável. Investir em uma ação é comprar uma parte de uma empresa de capital aberto, ou seja, uma empresa que tem suas ações negociadas na Bolsa.
Isso significa que o valor a ser retornado pode oscilar para mais ou menos, conforme o comportamento da Bolsa de Valores. Por isso, é importante acompanhar o investimento de perto e ter a ciência de que ele pode render mais, mas não garante segurança.
Conclusão
Existem diferentes opções de investimento com rentabilidade maior do que a poupança. Os riscos e os ganhos de cada um variam de acordo com as escolhas feitas e o perfil de cada investidor. É importante lembrar que investimentos garantidos pelo FGC apresentam maior segurança.
Independentemente da sua escolha, não deixe de comparar taxas e condições de cada uma das opções. Na prática, a melhor escolha é ter sempre uma carteira diversificada, na qual os investimentos se equilibram entre maior segurança e maior rentabilidade.
COMENTÁRIOS