Seja bem-vindo
Votorantim,13/11/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Coluna cerca-lourenço de 09/11/2024


    Coluna cerca-lourenço de 09/11/2024

    Um mês após a eleição, o PL está prestes a mudar de presidente 


    Um mês após as eleições municipais, o Partido Liberal (PL) de Votorantim passou por uma mudança de liderança. Mauro dos Materiais, que estava à frente do partido desde o final de 2023 e foi candidato a prefeito pela legenda, deixou o comando da sigla. Após sua filiação ao PL, Mauro buscou fortalecer a presença do partido na política local, filiando figuras como Cirineu Barbosa, que foi seu candidato a vice, além dos ex-vereadores João Cau, Pastor Luiz Carlos e Antônio Neves do Prado, e dos vereadores eleitos Daniel da Farmácia e Ronaldo Camargo.


    Roberto França e Daniel da Farmácia no comando


    No entanto, no dia seguinte às eleições, o vereador eleito pelo PL, Roberto França, informou Mauro que, por decisão do diretório estadual, a nominata do partido seria alterada e Mauro deixaria a presidência. Insatisfeito com a decisão, Mauro se afastou de França. Na última quinta-feira (07), a nova estrutura do partido foi encaminhada ao diretório estadual, com Roberto França assumindo a presidência do PL em Votorantim e o vereador eleito Daniel da Farmácia como vice-presidente. Até o fechamento desta edição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não havia publicado a nova nominata do PL de Votorantim.



    O Partido da Mulher Brasileira (PMB) também estaria com os dias contados no grupo de Mauro


    E não é só o PL que está prestes a deixar o grupo político de Mauro dos Materiais: o Partido da Mulher Brasileira (PMB) também está prestes a mudar de comando no âmbito municipal. O único vereador eleito pelo partido, Gaguinho, foi convidado a assumir a presidência municipal. Tanto ele quanto seu assessor, João Paulo, declinaram do convite feito por Roberto França, que, segundo o próprio França, teria sido o articulador da participação do partido nas eleições de 2024 na cidade.


    O poder de Roberto França diz que vai acabar com o PSD


    Roberto França participou do programa Votorantim Verdade, na TV Votorantim, na última quarta-feira (06). Além de falar sobre seus objetivos como vereador, cargo que assume em 1º de janeiro, França destacou seu compromisso com duas grandes paixões: o PL e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Para demonstrar sua fidelidade, criticou Gilberto Kassab, afirmando que ele "não sabe para que lado toca". Segundo França, "o PT já não é mais o nosso foco, o PT morreu. Agora, vamos destruir o partido de Kassab. De agora em diante, não iremos mais aceitar ou tolerar. Não se pode rezar para dois deuses, nem sair de casa com duas bíblias".

    França argumentou que Kassab, que ocupa o cargo de secretário de governo na administração de Tarcísio de Freitas, possui ainda grande influência no governo federal, controlando dois ministérios. Para ele, isso exemplifica o poder de articulação de Kassab. Ele também mencionou o deputado Marcos Pereira, mas preferiu não fazer comentários adicionais.


    Ação e reação


    Um membro do PSB de Votorantim enviou o link da entrevista ao diretório municipal do PSD em Sorocaba, que fez um recorte da fala e encaminhou ao assessor direto de Gilberto Kassab, secretário de governo do estado de São Paulo. Não se sabe se o recado de Roberto França chegará a Kassab, mas fica a certeza de que bom senso e uma sopinha de legumes nunca não mal a ninguém.




    Que a disposição permaneça pelos próximos quatro anos


    Em meio a uma agenda intensa, o prefeito eleito de Votorantim, Weber Manga, tem demonstrado empenho em se aproximar da população e avaliar de perto as necessidades da cidade. Mesmo com a chuva, ele manteve o ritmo de visitas surpresa, percorrendo diferentes bairros e setores durante a semana.

    Na terça-feira (12), Manga fez o que vem fazendo há pelo menos um ano, frequentando a Feira da Lua, conversando com feirantes e moradores, além de comer pastel. E no decorrer da semana, esteve no Corpo de Bombeiros e na Delegacia da Polícia Civil, onde ouviu demandas das equipes de segurança pública. A agenda incluiu ainda uma visita ao Conselho Tutelar e à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Garcia, onde Manga verificou as condições de atendimento e as necessidades de melhorias.


    Weber cai na dança


    No entanto, foi na região da Vila Nova que o prefeito eleito teve um momento de descontração. No Ginásio Professor João Carlos de Camargo, no Altos de Votorantim, Manga observou a precariedade do local, com infiltrações e goteiras na quadra, uma situação que chamou sua atenção. Mesmo assim, ele participou da aula de ritmos, interagindo com os participantes e reforçou seu compromisso com a revitalização dos espaços públicos de lazer e esporte na cidade.

    Que as ações de Manga se mantenham para que seja uma gestão próxima da população e atenta às necessidades de cada setor. 


    O futuro secretário de governo pode ser o Betinho ou o Betão


    As peregrinações de Weber Manga pela cidade têm quase sempre uma figura ao seu lado pouco conhecida pela população e pelos bastidores políticos de Votorantim: Roberto Bellini Martins. Apesar de geralmente estar nos bastidores da política, especialmente em Sorocaba, Roberto Bellini — conhecido às vezes como Betinho e em outros momentos como Betão — é um articulador político amplamente elogiado por políticos sorocabanos. Um deles é o presidente da Câmara de Sorocaba, Cláudio do Sorocaba 1.


    “Mas eu não falei nada, hein!”


    Betinho ou Betão é quem vem dialogando com vereadores eleitos de diversos partidos, além de manter contato com presidentes de legendas partidárias, independentemente de esses partidos terem apoiado ou não Weber Manga durante a campanha eleitoral. Mas como ninguém é sucesso por acaso, a pergunta que esta coluna fez para membros da equipe de Weber Manga foi se Roberto Bellini Martins será um dos secretários de Manga em Votorantim e se assumirá o cargo de secretário de governo — função que exige habilidade com a Câmara Municipal e habilidades de articulação política. Houve quem confirmasse e quem dissesse: "pode ser, mas eu não falei nada, hein."

      

    Justiça julga improcedente pedido de retirada de matéria jornalística do ar


    O juiz João Victor Vardasca Milan, da 5ª Vara Cível de Sorocaba, julgou improcedente o pedido da empresa Rocha Forte, prestadora de serviços do Saae, autarquia municipal, para que o portal de notícias Portal Porque removesse uma matéria jornalística sobre despejo de esgoto pela empresa em um afluente do Rio Sorocaba.

    Ainda cabe recurso na ação. A notícia contestada pela empresa tratava de uma denúncia de despejo de esgoto em um córrego do Jardim Itanguá, realizado por caminhões da Rocha Forte. A reportagem, acompanhada de vídeo, foi publicada no dia 7 de junho de 2023. Na sentença, o juiz considerou que a reportagem não se trata de matéria “vexatória ou difamatória, mas sim de publicação informativa relativa à questão de relevante interesse socioambiental, havendo inclusive sido dada à requerente (Rocha Forte) a oportunidade de se manifestar acerca dos fatos, tanto que sua nota foi publicada ao final da matéria jornalística.”



    Prefeita Fabíola Alves nomeia equipe de transição um mês após as eleições


    A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, anunciou a nomeação da equipe de transição um mês após as eleições municipais. A comissão foi instituída com o objetivo de garantir que o novo prefeito receba todas as informações e dados necessários para assegurar o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.

    Segundo a resolução, a comissão de transição deverá divulgar, através da imprensa oficial do município, um cronograma de trabalho indicando os coordenadores responsáveis por cada equipe. Esse processo visa assegurar transparência e organização para o período de transição.

    A comissão deve também manter sigilo sobre os dados e informações confidenciais aos quais tiver acesso, proibindo a utilização dessas informações para quaisquer finalidades que não estejam diretamente ligadas à preparação para a transição. As reuniões entre servidores e integrantes da equipe de transição serão previamente agendadas e registradas em atas que indicarão os participantes, os temas discutidos e o cronograma de atendimento das demandas levantadas. Os coordenadores poderão, conforme necessário, incluir outras pessoas nas discussões, desde que estas possuam conhecimento ou experiência profissional relevantes.

    Além disso, foi estabelecido que é proibida a retirada de quaisquer documentos, arquivos ou equipamentos das dependências dos órgãos municipais, mesmo que temporariamente, para evitar perda de informações e garantir a integridade dos processos.


    Composição das equipes de transição


    A prefeita Fabíola Alves nomeou os membros da equipe de transição que representam a administração atual e que deixarão seus cargos em 31 de dezembro. Os nomeados incluem: Joel Anunciato da Silveira Júnior - Secretário de Governo (SEG), Miriam de Oliveira Galvão Zacareli - Secretária de Planejamento e Desenvolvimento (SPD), Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso - Secretária de Cidadania e Geração de Renda (SECI).

    Representando o prefeito eleito, os membros da nova equipe de transição incluem:

    Claudemir Aparecido Muquem, João Luis de Souza, Leandro Aparecido Soares, Helaine Cristina de Souza Moraes e Adriana Carrara de Camargo.



    Perspectivas e frustrações


    Apesar de as eleições já terem passado e, teoricamente, Votorantim já conhecer seus eleitos para o legislativo, ainda há quem diga que muita coisa pode mudar. Segundo conversas de bastidores, um vereador eleito poderia perder sua cadeira no legislativo se acaso a Justiça endossar uma denúncia de que uma candidata de seu partido participou do pleito apenas para cumprir a cota feminina. Caso isso se consolide, o quociente eleitoral e partidário muda, assim, um vereador eleito por outro partido também pode perder a cadeira e abrir espaço para dois vereadores não eleitos assumirem. Mas, por enquanto, não passam de especulações.


    Reviravolta no orçamento de 2025


    Na quarta-feira (06) foram realizadas duas audiências públicas na Câmara de Votorantim para discutir o orçamento municipal de 2024. Surpreendentemente, desta vez o público compareceu em peso e fez questão de expor as demandas e fazer seus questionamentos. Ponto para o vereador Luciano Silva, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, e para o setor de Comunicação da Câmara de Votorantim, que se empenharam em uma divulgação eficaz e direcionada. Dentre os presentes na plateia, esteve a contadora Silvia Moral, especializada em terceiro setor, com 28 anos de atuação na área. Sua participação, logo no início, abriu o caminho para discussão aprofundada. Segundo a especialista em contabilidade, o legislativo possui prerrogativa de encaminhar 1,2% do orçamento em emendas impositivas para instituições do Terceiro Setor executar serviços de ordem pública. Assim, cada vereador, possui em suas mãos R$ 661.462,10 para diretamente destinar à projetos que trarão impacto à população. Dessa maneira, Silvia questionou o motivo de isso não estar previsto no projeto da Lei Orçamentária Anual e por qual motivo os vereadores não se utilizam dessa prerrogativa.


    Dor de barriga


    Ao que tudo indica, a fala consciente e bem embasada de Silvia Moral causou preocupação aos técnicos que elaboraram o orçamento, a ponto de dizerem que “agora não dar mais tempo de fazer a alteração”, fala esta que foi contestada com muita sabedoria por Silvia. Ao final das contas, Silvia não esmoreceu e demonstrou que não desistirá de sua proposta. Vereadores atuais, eleitos e reeleitos decidiram palpitar no assunto e algumas falas repercutiram para além da audiência, devido ao nível de desconhecimento apresentado por alguns, que, ao invés de ficarem quietos, resolveram entrar num embate que prejudicou suas imagens com todas as entidades da cidade de uma só vez. Ao que tudo indica, se depender de Silvia Moral e da legião de entidades que se uniu a ela, os vereadores e os técnicos da Secretaria de Finanças terão que fazer hora extra para readequar o orçamento.







    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.