Seja bem-vindo
Votorantim,14/11/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Coluna Cerca-Lourenço do Esporte – Por Kaká Martins


    Coluna Cerca-Lourenço do Esporte – Por Kaká Martins

    Os primeiros passos do novo secretário de Esportes de Votorantim

    Caso se confirme a nomeação de Vilson Menezes, ex-jogador do Corinthians (como mencionado pela Gazeta de Votorantim na edição passada), como novo secretário de esportes em Votorantim, este colunista não pretende ser dono da verdade, mas acredita firmemente que ele terá muitos desafios pela frente, começando pelas áreas sociais, diálogo com a comunidade e um planejamento robusto e transparente. Terá também que administrar os contratos deixados pela gestão atual, e corrigir falhas pontuais que o governo atual fez parecer difícil de resolver, mas sempre foi uma questão de má administração mesmo e falta de experiência.
    Será necessário também fazer ajustes em pontos específicos do esporte local, como a organização da tradicional Copa Brasil de Futebol Infantil, as questões de arbitragem nos campeonatos de várzea, a disciplina no Campeonato varzeano e a revitalização dos projetos já existentes, além de resolver a ociosidade da nossa pista de bicicross, praças esportivas, centros esportivos. Votorantim é gigante no esporte, e o recurso atual é muito pouco para a manutenção e realização de novos projetos. O orçamento será outro desafio, e terá que ter o apoio da nova câmara e do próprio governo. Votorantim precisa ser capaz por exemplo, de voltar a ser sede dos jogos regionais e abertos em parceria com o Sesi, e com a vizinha Sorocaba. É só ter vontade de fazer. Em 2013 fizemos!
    Como uma pessoa jovem e entusiasta, Vilson Menezes tem a oportunidade de trazer um choque de realidade e um olhar renovado para o esporte na cidade. A pergunta é: quais pontos ele precisará abordar nos primeiros meses de 2025? Será que ele já está realizando um mapeamento dos desafios ao lado do atual governo? Porque, quando uma gestão se encerra, é fundamental que haja diálogo e continuidade.
    Infelizmente, o secretário anterior teve poucas oportunidades de diálogo com a maioria dos esportistas locais. Parte disso se deve ao perfil centralizador da prefeita, que limitou as expectativas e frustrou muitos esportistas. É curioso notar que, embora o ex-prefeito Erinaldo Alves da Silva não fosse entusiasta de esportes, ele soube ouvir e dialogar com a comunidade esportiva, fazendo avanços importantes em seus mandatos.
    Por meio desta coluna, nos últimos dez anos, temos lutado para garantir justiça social, segurança para atletas e torcedores e uma maior inclusão de pessoas da periferia em várias modalidades esportivas, que muitas vezes são limitadas a quem pode pagar uma mensalidade. A nossa batalha vem de baixo para cima, buscando construir uma cidade mais justa e equilibrada, onde o esporte seja uma ferramenta de inclusão.
    Esperamos que Deus ilumine essa nova fase do esporte em Votorantim e que Vilson Menezes traga consigo uma equipe coesa e batalhadora, disposta a dialogar com os professores e profissionais já existentes, oferecendo-lhes um novo ânimo e segurança. Que essa gestão, ao lado do prefeito Weber Manga, traga mudanças positivas e faça com que o esporte alcance todos os cantos da cidade.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.