Das 24.823 empresas instaladas em Votorantim, 84% são microempresas
Das empresas existentes na cidade, a maior parte delas está concentrada no Parque Bela Vista, um total de 1.555
Pixabay/ Divulgação
Um total de 84% das empresas em atividade em Votorantim são formadas por microempresas (ME), segundo dados da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Segundo o boletim Mapa de Empresas, existem na cidade 12.971 ME, de um total de 24.823 empresas ativas.
Ainda de acordo com os dados, 61% das empresas registradas na cidade, o equivalente a 9.378, são formadas por Microempreendedores Individuais (MEIs). Outras 1.672 (11%) são consideradas de médio e grande porte e outras 802 (5%), de pequeno porte. Cerca de 81% é cadastrado como regime tributário, o Simples Nacional e 7% por Lucro Real ou Presumido.
Do total de empresas existentes na cidade, a maior parte delas está concentrada no Parque Bela Vista, um total de 1.555, seguido pelo Centro, com 958 empresas. O terceiro bairro de Votorantim com a maior concentração de empresas é o Vossoroca, com 901 unidades. Na sequência aparece o Jardim Tatiana, com 641 e o Parque Jataí, com outras 522 empresas.
O setor de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios concentra o maior volume de empresas, 740 no total, e, na sequência, 707 são de área de cabeleireiro, manicure e pedicure. Votorantim ainda possui 394 empresas ligadas ao setor de transporte rodoviário de carga e mudanças; 326 de serviços domésticos; 284 lanchonetes e casas de sucos e chás; 214 ligadas ao setor de manutenção e instalação elétrica; 183 oficinas mecânicas; 174 restaurantes e similares; 194 mercados e minimercados, por exemplo.
De acordo com o economista José Carlos de Oliveira, mais de 60% dos empregos criados neste ano no País estão nos pequenos negócios. Segundo ele, no acumulado do ano, dos quase 1,5 milhão de empregos gerados, mais de 900 mil novos postos de trabalho formais vieram dos pequenos negócios. “E em Votorantim não é diferente, uma vez que o percentual de microempresas em Votorantim está acima da média nacional, que é de 80%. Por isso, é fundamental que os gestores municipais, ainda mais no próximo ano, quando os novos prefeitos assumirem seus cargos, que criem cada vez mais políticas públicas voltadas ao estímulo desses microempreendedores, pois são eles que geram emprego e ajudam em muito a economia das cidades e, consequentemente, do País”, ressaltou.
Mariana de Souza Aguiar, de 36 anos, é esteticista e está finalizando um salão no Jataí. Conta que deverá contratar uma funcionária para ajudá-la na recepção e outros serviços. “Estou otimista quanto a esse novo desafio. Trabalhava numa empresa em Sorocaba e me desliguei para ter meu próprio negócio. Sei que não será um caminho tão fácil, mas quando estabelecemos metas e projetos concretos, acredito que bons resultados devemos colher”, ressaltou.
Por Marcelo Andrade
COMENTÁRIOS