Votorantim ocupa a 61ª posição Ranking Connected Smart Cities
Divulgação
Votorantim ficou na 61ª posição entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes de todo o Brasil no Ranking Connected Smart Cities. Destaques para o 44º lugar no eixo temático de meio ambiente, 58º lugar na economia e 66º lugar no urbanismo.
A 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities mapeou 656 municípios com mais de 50 mil habitantes no país com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas. O estudo disponibilizado neste ano foi composto por 74 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos: urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia e inovação, e saúde.
Os indicadores avaliados no eixo temático de meio ambiente envolvem atendimento urbano de água e esgoto, perdas na distribuição de água, tratamento de esgoto, recuperação de materiais recicláveis, cobertura da coleta de resíduos sólidos, monitoramento de área de risco, resíduos plásticos recuperados e idade média da frota de veículos. Os demais dados são modais de transporte e veículos de baixa emissão de poluentes.
Na categoria mobilidade, Votorantim registrou uma evolução em comparação aos anos anteriores. Em 2022, o município ocupava o 99º lugar. A posição melhorou em 2023 (89º) e em 2024 (85º).
Ações. A Prefeitura promoveu diversas ações para transformar Votorantim em uma cidade mais inteligente e conectada. A Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb) implementou o processo digital para reduzir o tempo de análise e aprovação de projetos de construção.
A implantação da plataforma digital Aprova, que centraliza e integra dados, modernizou o atendimento ao cidadão, sem a necessidade de deslocamento à Prefeitura de Votorantim. O requerimento e a análise, antes realizados de forma física e manual, foram substituídos pelo digital e online.
A outra medida foi a disponibilidade de pontos de internet gratuita em diversas regiões da cidade. A lista de melhorias também inclui a eficiência energética com a substituição de lâmpadas a vapor pela tecnologia LED e implantação de placas fotovoltaicas.
Fonte: Prefeitura de Votorantim
COMENTÁRIOS