Seja bem-vindo
Votorantim,26/10/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Vereador Luciano Silva aponta os desafios das pessoas com deficiência para os próximos anos

    Fonte: Assessoria parlamentar
    Vereador Luciano Silva aponta os desafios das pessoas com deficiência para os próximos anos Luciano Silva criou leis voltadas às pessoas com deficiências / Divulgação

    Ao longo de dois mandatos como vereador – são oito anos legislando em favor da população de Votorantim –, Luciano Silva (Podemos) apresentou inúmeros projetos que beneficiam as pessoas com deficiência, os chamados PCDs.
    O tema chama muito a atenção do parlamentar que resolveu apontar os desafios que essas pessoas terão nos próximos anos, a começar pela acessibilidade e mobilidade urbana. Para ele, a prefeitura deve investir, com urgência, no conserto das calçadas irregulares, inclusive implantando piso tátil, e fazendo as adequações necessárias no centro comercial e no transporte público.
    Outra proposta de Luciano passa pelo fortalecimento dos conselhos deliberativos. “Cabe ao Poder Público aplicar, na prática, as leis existentes no município e que são de minha autoria, como o Dia Municipal do Autismo, o cordão de girassol, o cinema adaptado para os autistas, a carteirinha do autista, entre outras”, sugere.
    O vereador entende ainda que a prefeitura deve adotar medidas para zerar a fila de espera por atendimento no Caeca (Centro de Atendimento Especializado a Criança Autista), localizado na região central, além de estender este atendimento também aos pacientes acima de 12 anos.
    Para ele, os PCDs acometidos por fibromialgia (doença crônica que se caracteriza por uma dor constante e generalizada por todo o corpo), bem como por outras enfermidades ocultas, devem ter prioridade no atendimento na rede básica de saúde.
    Para tanto, acrescenta, os cuidadores precisam ser capacitados e há a necessidade de se desenvolver um trabalho pedagógico individualizado nas salas de aula. “Falta em nossa cidade um órgão de atendimento exclusivo aos PCDs”, afirma.
    Mesmo deixando a vereança em 2025 – ele concorreu ao cargo de prefeito nas eleições deste ano –, Luciano Silva garante que vai continuar fiscalizando as ações do governo municipal, pois é preciso mais transparência e retorno na aplicação do dinheiro público às políticas desenvolvidas aos PCDs.

    Fonte: Assessoria parlamentar




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.