Seja bem-vindo
Votorantim,23/10/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    O recado preocupante das urnas


    O recado preocupante das urnas

    Por Roque Dias Prestes

    Baixada a poeira do primeiro turno, das eleições municipais, podemos analisar o resultado desse último pleito.
    Embora em todo o país tenha ocorrido por parte de uma gama de eleitores um forte desinteresse pelo comparecimento às urnas, peço licença aos leitores deste jornal para me referir especificamente à cidade de Votorantim, onde em um total de 93.146 votantes, houve uma abstinência de 25.899, sem contar ainda com 3.689 votos em branco e 3.569 votos nulos.
    Esse resultado nada animador demonstra que esses eleitores, os quais não quiseram ter participação ativa na escolha do próximo governante da cidade e seus novos vereadores, nada obstante, essa última eleição, contabilizasse 7 candidatos a prefeito e 218 postulantes a uma cadeira no legislativo local, é uma demonstração inequívoca, que desejavam contar com a participação de outros interessados, na cadeira número um, do Paço Municipal.
    Não se diga que foi um número exagerado de pretendentes a conduzir os destinos de Votorantim nos próximos 4 anos em comparação à corrida eleitoral em outras cidades da região metropolitana de Sorocaba; nesta última, houve penas 4 candidatos, enquanto outros municípios, tiveram candidatura única.
    Votorantim, muito embora seja um município relativamente novo – tem apenas 61 anos de emancipação – tornou-se uma cidade tradicionalista e ao que parece, não possibilita abertura e condições, para o surgimento de novas lideranças políticas.
    Sem dúvida, esse fato social, não traz nenhum benefício para esta comunidade, uma vez que em todas as eleições participam quase as mesmas figurinhas, carimbadas, de sempre.
    Este último pleito aconteceu um fato diferente, na medida que além de candidatos conhecidos, houve a participação de um neófito: Weber Maganhato Junior, mais conhecido, por Weber Manga, irmão do Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Maganhato, Rodrigo Manga, o qual obteve uma votação extraordinária na “Manchester Paulista”.
    Weber Manga, com o apoio de seu irmão, antes citado, se apresentou como o candidato novo e, venceu a eleição majoritária, em Votorantim, somando 14.826 votos.
    Não se pode negar que novos líderes políticos não afloraram nesta urbe nas últimas eleições, como por exemplo, as expressivas votações obtidas por “Mauro dos Materiais”, 9.485 votos; sua coligação, elegeu 4 vereadores e o Prof. Luciano Silva, 7.248 votos e 1 vereador.
    Agora, em um universo de 93.146 eleitores, forçoso é concluir que o Prefeito que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2025, Weber Manga, deverá se esforçar ao máximo para fazer uma boa administração desta cidade; afinal, se levar em conta a chamada proporcionalidade, a sua votação ficou muito aquém do total de eleitores de Votorantim.
    Por outro lado, é bem de ver, que nessa sua primeira eleição local Weber Manga reuniu apenas 3 partidos em sua coligação, o que autoriza concluir que iniciará seu governo completamente à vontade, em se levando em conta, muitas vezes, inevitáveis acordos, que muitos políticos fazem e, sem os quais, dificilmente se elegeriam.
    Como Votorantinense de direito – no ano de 2000 fui agraciado com o título de Cidadão Votorantinense, de sorte que tenho duas naturalidades, nasci em Pardinho-SP e há mais de 24 anos, também sou Votorantinense -- desejo que Weber Manga deixe sua marca registrada nesta cidade, como um dos seus melhores administradores.
    Contudo, não deve ser ignorado o recado preocupante das urnas.

    (Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal)




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.