Seja bem-vindo
Votorantim,16/10/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Administração Fabíola no esporte não vai deixar saudades: e você Weber Manga?


    Administração Fabíola no esporte não vai deixar saudades: e você Weber Manga?

    Quais são nossas expectativas para o esporte em Votorantim?
    Por Kaká Martins
    Falar de esporte em Votorantim é falar de tradição, de nostalgia e, infelizmente, nos últimos anos, de descaso. A administração da prefeita Fabíola Alves da Silva (PSDB) chega ao fim, deixando uma série de questionamentos e poucos motivos para comemorar quando o assunto é o esporte na cidade. Agora, Weber Manga (Republicanos) assumirá o governo em 2025, e a missão que lhe espera não é pequena. O legado esportivo deixado pelo governo Fabíola é frágil. A cidade não tem um administrador com olhar voltado ao esporte há décadas. Isso nos traz preocupações.
    A justificativa da pandemia de COVID-19, que se estendeu entre os governos de Fernando e Fabíola, não pode ser utilizada como desculpa. Outras cidades com potencial esportivo semelhante ou até inferior a Votorantim souberam lidar com os desafios e se destacaram em eventos como os Jogos Regionais, Jogos Abertos e em iniciativas sociais. Aqui, o cenário foi de abandono: projetos foram deixados de lado, associações não foram ouvidas e o esporte da melhor idade, uma área que exige atenção especial, ficou devendo.
    Pouco ou quase nada se fez para fortalecer delegações ou montar equipes que representassem a cidade em competições externas, uma tradição antiga de Votorantim que foi deixada de lado. O próximo governo terá como missão restaurar a moral do esporte local, algo que Fabíola não conseguiu e nem tentou. E Weber Manga terá que enfrentar a comparação direta com o legado esportivo que seu irmão construiu em Sorocaba, cidade vizinha e exemplo de boa administração esportiva. O desafio não será fácil. Sorocaba é referência nos jogos regionais e abertos, e investiu para obter resultados precisos em várias modalidades. Sorocaba e Votorantim terão a chance de se tornarem uma das maiores potências do esporte estadual, mas isso exigirá trabalho, montagem de uma boa equipe de planejamento, recursos da iniciativa privada e orçamento esportivo.
    A Copinha, orgulho de Votorantim, precisa de uma reformulação urgente. Nos últimos anos, sua relevância e organização caíram drasticamente. A pista de bicicross, um símbolo de orgulho votorantinense, onde tivemos grandes campeões e campeonatos diversos e revelações de talentos, foi abandonada por quase uma década. O prejuízo para a cidade é incalculável. Talentos perdidos, oportunidades desperdiçadas.
    No futebol, categorias de base, campeonatos amadores e juvenis seguem acontecendo, mas isso não significa que tudo está bem. Muitos dos centros esportivos e campos de futebol da cidade estão em estado precário, precisando de manutenções urgentes e de uma pausa nas atividades para que o cenário melhore. O esporte em Votorantim clama por parcerias público-privadas para alavancar os projetos e dar vida nova às suas infraestruturas.
    A realidade é que a cidade precisa de uma equipe forte e comprometida na pasta do esporte. Weber Manga terá que montar um time capaz de resgatar a tradição esportiva e inovar nos projetos, ouvindo a comunidade e se conectando com as demandas da população desportista de Votorantim. O esporte é mais do que lazer, é saúde e qualidade de vida. Um olhar atento para essa área pode reduzir problemas de saúde e melhorar o bem-estar da população.
    Agora, é esperar para ver quem Manga trará para o esporte a partir de 1º de janeiro de 2025.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.