Seja bem-vindo
Votorantim,05/10/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Pesquisas eleitorais e o risco de manipulação

    Fonte: Foto: Agência Câmara de Notícias
    Pesquisas eleitorais e o risco de manipulação


    A quatro dias eleições, o sistema do Tribunal Superior
    Eleitoral (TSE) registra três pesquisas eleitorais de intenção de votos para a
    cidade de Votorantim. Essas sondagens prometem aquecer o clima da disputa.
    Embora essas pesquisas possam parecer ferramentas neutras de análise do cenário
    eleitoral, há preocupações crescentes sobre o uso delas como instrumento de
    indução ao voto, principalmente em eleitores indecisos. Um cenário comum é o
    eleitor pensar: "não vou perder meu voto", ao se deparar com
    resultados que indicam a vantagem de um candidato, ou cidades inteiras serem
    inundadas com impressos mostrando números favoráveis ao postulante líder.

    A ética, que deveria ser o pilar central das pesquisas,
    muitas vezes é deixada de lado, principalmente quando interesses mercadológicos
    entram em jogo. O resultado disso? A proliferação de pesquisas com números
    tendenciosos, que, em muitos casos, distorcem a realidade e se tornam parte de
    uma estratégia de manipulação do eleitorado. Esse fenômeno ocorre a cada
    eleição e, em alguns casos, é ainda agravado pela criação de Fake News.

     

    Como identificar pesquisas confiáveis?

    Para começar a separar o joio do trigo, é necessário avaliar
    o histórico do instituto de pesquisa responsável pela sondagem. Qual o tempo de
    atuação no mercado? Quem são os responsáveis técnicos e qual a credibilidade da
    empresa na região em que atua? Essas são perguntas essenciais para garantir a
    confiabilidade de qualquer resultado divulgado.

    Estudos sobre pesquisas registradas no TSE indicam que os
    institutos associados à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep)
    costumam apresentar resultados mais confiáveis. Institutos que seguem os
    padrões da Abep normalmente garantem maior rigor metodológico e são mais
    transparentes em suas práticas.

     

    Transparência

    O primeiro passo para identificar uma pesquisa idônea é
    verificar o grau de transparência na metodologia adotada. A pesquisa precisa
    divulgar informações fundamentais, como o número de pessoas entrevistadas, o
    perfil socioeconômico dos participantes, a forma de seleção e o período de
    coleta dos dados. Além disso, deve-se prestar atenção à forma como as
    estimativas são calculadas para chegar ao resultado final. Isso inclui a
    divulgação da amostra utilizada, o método de coleta de dados, o processo de
    ponderação e a margem de erro.

    Em tempos de eleições, é essencial que os eleitores tenham
    acesso a informações claras e precisas. Somente com a devida transparência e
    ética profissional será possível garantir que as pesquisas eleitorais cumpram
    seu verdadeiro papel: informar a população sobre o cenário eleitoral de forma
    justa e imparcial.

     































    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.