Seja bem-vindo
Votorantim,01/10/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Seis dos sete candidatos à Prefeitura de Votorantim participam do debate promovido pela TV Votorantim

    Confira um resumo do debate

    Fonte: Marcos Ferreira
    Seis dos sete candidatos à Prefeitura de Votorantim participam do debate promovido pela TV Votorantim   Debate foi realizado no salão da Apevo


    Seis dos sete candidatos à Prefeitura de Votorantim participaram do debate promovido pela TV Votorantim (TVV) e pela Gazeta de Votorantim, na noite deste domingo (29), na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (APEVO), na região central. O único a não participar foi o candidato pelo Republicanos, Weber Manga, que chegou a enviar uma nota de sua assessoria na qual alegou a sua não participação ao clima político que, na sua visão, estaria marcado por animosidade e não favoreceria ao amplo debate e apresentação de propostas. Entretanto, por mais de três horas, os participantes puderam apresentar suas propostas, responder a questionamentos sobre temas específicos e debater entre eles, num ambiente democrático, sem qualquer registro de incidentes. Do lado de fora, militantes acompanhavam o evento e torciam pelos seus candidatos, portando bandeiras, cantando jingles e manifestando apoio. Para garantir a segurança, houve a interdição parcial da rua que dá acesso ao local do evento, além de contar com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM). 

    Mediado pelo presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), Fernando Mauro Trezza, o debate teve cinco blocos, sendo que no primeiro os candidatos tiveram quatro minutos cada um para se apresentar e destacar por qual motivo querem ser prefeito. Já no segundo bloco, por ordem definida por sorteio, cada candidato respondeu a uma pergunta temática (Saúde; Habitação; Educação; Cultura e Esporte; Meio Ambiente; Geração de Renda; e Trânsito e Mobilidade), sendo sorteado um tema para cada candidato.

    O primeiro a responder foi o candidato do PL, Mauro dos Materiais, que abordou sobre qual seu plano para a área da Saúde. “Nosso plano é a saúde em primeiro lugar. Estamos andando nas ruas e vendo que a dor maior é a saúde, que precisa ser humanizada. Vamos trazer mais médicos e zerar a marcação de consultas”, destacou.

    O candidato pelo PT, Marcão Papeleiro, foi sorteado para abordar seu plano para a área da Habitação. O petista destacou que o plano de desfavelamento apesar de ter sido iniciado em 2008, com ajuda do governo federal, disse que o projeto foi feito de forma diferente do que deveria ter sido feito. “O poder público colocou essas pessoas lá e não deu assistência nenhuma. No nosso governo não vai acontecer isso”, disse.

    Luciano Silva, candidato do Podemos, falou sobre seus planos de governo na área da Cultura e Esportes. Destacou o programa Integra Comunidade, de quando foi secretário de Esportes. “Temos que investir em esportes tanto para alto rendimento como para inclusão e saúde. Na Cultura temos um calendário a ser seguido...As oficinas que tínhamos e não temos mais; temos que fomentar o turismo”, destacando a necessidade de ampliação dos recursos para essas duas pastas.

    Já Carlos Pivetta, do PSB, destacou sobre seu plano de governo no que se refere à Educação. E, entre várias propostas destacadas durante seu tempo para responder, criticou o atual cenário na cidade. “Lamentável a situação da Educação na cidade atualmente, que antes era motivo de destaque e hoje não alcançou os índices mínimos no Saresp e Ideb. Os servidores insatisfeitos...Iremos zerar a procura de vaga em creches. Eu fui o prefeito que mais criou creches, saltando de 10 para 17 em meu governo. Vamos ainda fazer o Plano Municipal da Primeira Infância”, disse.

    O candidato pelo Partido Novo, Fernando Oliveira, foi sorteado para abordar seu plano de governo na área do Meio Ambiente e focou, entre outras coisas, na questão do aterro sanitário. “Quando assumi o mandato pela primeira vez nós encontramos um grande problema que era o aterro sanitário, que era um lixão a céu aberto... Fomos até São Paulo e, graças ao bom trâmite que tínhamos lá, conseguimos toda a regularização; muramos e colocamos todas as estruturas necessárias. Vamos retornar os Ecopontos e criar hortas comunitária”, disse.

    E, por fim, a atual prefeita e candidata à reeleição pelo PSDB, Fabíola Alves, falou sobre seus planos para a área de Trânsito e Mobilidade. Iniciou sua fala dizendo que herdou um “problema do Transporte” e finalizou destacando seus projetos para essa área. “Nós sabemos que herdamos uma situação que envolve o transporte público, que estamos regularizando. Estamos revendo as linhas, instalando abrigos...Não aumentei o preço da tarifa durante esse período do meu mandato e estamos vendo a possibilidade de zerar a tarifa. Estamos instalando calçadas acessíveis e pretendemos implantar o programa Caminho Seguro, ao entorno das escolas”, disse.

    O candidato do Republicanos, Weber Manga, que não compareceu ao debate, foi sorteado e deveria abordar o tema Geração de Renda.

     

    Pergunta entre os candidatos

    Já o terceiro e quarto blocos foram destinados a perguntas entre os candidatos, com temas livres. Sendo que no terceiro, houve o sorteio do candidato que iria fazer a perguntas e o sorteio para aquele que iria responder. Cada candidato teve 30 segundos para formular a pergunta, sendo que o outro teve dois minutos para a resposta. Réplica foram 45 segundos e tréplica um minuto e meio. A partir daí o clima começou a esquentar, como assuntos variados e alfinetadas entre os participantes, inclusive com ao menos oito pedidos de direito de respostas.

    A primeira a perguntar, no terceiro bloco, foi a candidata à reeleição Fabíola Alves ao candidato Mauro dos Materiais. Sua pergunta foi sobre seus planos para fomentar o turismo em Votorantim. Na sequência, Fernando Oliveira fez a pergunta para Pivetta, sobre seus planos para a infraestrutura urbana. 

    Já Marcão Papeleiro foi sorteado para perguntar à candidata Fabíola Alves. Sua pergunta foi sobre o que ela pretende fazer em prol da saúde do município. Marcão, emendou fazendo um comentário: se acaso ela ganhasse “o que não irá acontecer”. Ela revidou: “Isso não é o senhor que vai dizer e sim as urnas”.

    O candidato Mauro dos Materiais fez a pergunta a Luciano Silva sobre sua proposta quando se refere ao consumo de bebidas, como o chamado “copão” e ainda o uso de entorpecentes. 

    Já o candidato Luciano Silva questionou Marcão Papeleiro sobre como pretende viabilizar o programa Tarifa Zero no transporte público. Na sequência Pivetta questionou Fernando Oliveira sobre a situação do aterro sanitário durante sua gestão e como ele se apresenta atualmente.

     

    4º bloco

    Já no quarto bloco os candidatos também puderam fazer perguntas entre si, com tema livre e também com a possibilidade de escolha a quem perguntar. Nesse bloco, o primeiro a ser sorteado foi Mauro dos Materiais, que escolheu Fernando Oliveira para responder à pergunta sobre seus projetos voltados ao esporte. 

    Pivetta questionou ao candidato Professor Luciano Silva sobre sua atuação enquanto secretário de Esportes e ainda o fato de ter sido eleito vereador pelo PSDB, “ter traído o partido” e aceitado o cargo à frente da pasta durante a gestão do então prefeito Fernando Oliveira. Professor Luciano afirmou que foi reeleito o vereador mais votado e elencou suas realizações enquanto secretário e projetos para o setor.

    O terceiro a perguntar foi Marcão Papeleiro, que em seu questionamento afirmou que Pivetta estava sumido há 12 anos vida pública, tendo, segundo ele, ficado inelegível, tendo problemas com a Justiça e emendou perguntando sobre o IPTU da cidade, que segundo Marcão, ele teria aumentado o valor. Foi o que bastou para acirrar os ânimos. “Vereador que foi no meu mandato; que votou a favor dos meus projetos. Se eu houvesse, o que é mentira, sem dúvida alguma teria passado pelo seu voto. Eu desafio a qualquer pessoa a pegar seus carnês do IPTU e olhar se 2009 a 2012 houve qualquer reajuste”, rebateu Pivetta. Com direito de resposta concedido, Pivetta afirmou que não teve problemas com a Justiça.

    Já o candidato Fernando Oliveira escolheu perguntar para a candidata Fabíola, direcionando o questionamento em torno da cassação de sua candidatura, de seu vice, Cesar Silva (PSDB) e do vereador Pastor Lilo (MDB). Ele questionou sobre o aumento do aluguel do prédio que pertence à Igreja Quadrangular. Fabíola afirmou que a sua ida ao culto de mulher foi “apenas para receber uma benção” e que é perseguida pelos adversários. “Querem tentar ganhar no tapetão”, afirmou.

    Professor Luciano Silva, por sua vez, questionou Mauro dos Materiais sobre como pretende melhorar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Votorantim. 

    Quais são as propostas para causa animal foi o questionamento feito pela candidata do PSDB, Fabíola Alves, ao petista Marcão Papeleiro. “Vamos criar uma clínica para atendimento aos animais que funcione de verdade”, disse Marcão.

     

    Considerações finais e clima quente

    Durante as considerações finais, Fernando Oliveira, iniciou sua fala atacou Weber Manga, na qual chamou de “sem experiência, “Laranja do Manga (prefeito de Sorocaba)” e na sequência teve como alvo a candidata à reeleição Fabíola Alves. “Fabíola disse que não está cassada, mas está sim cassada e não terá seus votos computados...”. A candidata tucana pediu direito de resposta que foi concedido, já que até que seu recurso seja analisado, terá seus votos computados. Fabíola se defendeu ressaltando estar na disputa.

    Na sequência Mauro dos Materiais destacou que caso eleito saberá fazer a gestão necessária. “Eu não sou muito de falar, mas sim de executar. Sou candidato da Direita, sou do PL. Weber fala que é da Direita, mas Direita é PL”, disse.

    Carlos Pivetta foi o terceiro a fazer suas considerações finais, destacando que as eleições são momentos extremamente importantes, pois são nelas que decidimos os rumos da cidade. “Chega de arriscar. Eu voltei à vida pública pois fui chamado para uma missão para que cidade tenha desenvolvimento econômico e social”, disse.

    Luciano Silva, do Podemos, destacou sua trajetória como vereador por oito anos. Criticou gestões passadas e destacou que terá diálogo aberto com os vereadores eleitos. “Eu sou servidor público municipal há mais de 10 anos; sou nascido e criado aqui, minha família e meus amigos, eu não vou decepcionar vocês...”, finalizou.

    O candidato do PT, Marcão Papeleiro, fez suas considerações finais na sequência e voltou a se referir ao “candidato inelegível, que ficou 12 anos fora”, fazendo clara referência ao Pivetta, uma vez que já havia dito a mesma afirmação em momento anterior. “Caros eleitores, prestem atenção no seu voto. Nós temos aqui sete candidatos. Desses, três já governaram a cidade. Uns foram rejeitados pelas urnas, pela população de Votorantim. Eu quero governar a cidade porque falaram aqui que aquele candidato é de esquerda. Eu quero dizer aqui que o único candidato de esquerda sou eu, Marcão Papeleiro”, disse. Um novo pedido de direito de resposta foi solicitado e acatado. Marcão também pediu direito de resposta e foi concedido.

    A última a fazer suas considerações finais foi a candidata à reeleição Fabíola Alves. “Minha gente querida, só você pode anular seu voto ou votar em quem você quiser, por isso não acredite em fake news. Há esse movimento para tentar desestabilizar minha candidatura de uma forma totalmente antidemocrática, mas estamos juntos...”, finalizou.

    Para o jornalista e diretor da TV Votorantim, Werinton Kermes, o encontro entre os postulantes votorantinenses teve um saldo positivo, destacando a oportunidade para que a população possa fazer uma avaliação e sua escolha de forma “mais apurada”. “Os candidatos se comportaram como são, com seus princípios, em seus íntimos. Os ânimos estiveram, sim, em alguns momentos exaltados, mas esse é um ingrediente do debate político. O saldo foi altamente positivo", destacou.

    O debate entre os candidatos pode ser acompanhado em sua íntegra pelo canal da TVV: youtu.be/QbFLCz-HAMk .







    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.