Seja bem-vindo
Votorantim,30/09/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Em adesão à campanha de Setembro Amarelo, Ofebasrealiza hoje encontro on-line sobre saúde mental

    O encontro acontece às 19h, via Google Meet. É gratuito e aberto a todos os interessados

    Fonte: Assessoria de imprensa
    Em adesão à campanha de Setembro Amarelo, Ofebasrealiza hoje encontro on-line sobre saúde mental

    A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) entende que saúde mental é um tema que precisa de mais evidência e cuidado. Por isso, em adesão à campanha de Setembro Amarelo, a Ofebas promove o encontro on-line Luzes de Acolhimento, com o tema “Setembro Amarelo: Você é sua prioridade”. Com mediação da psicóloga Mireli Cauzine (CRP 06/193798), o encontro acontece hoje, dia 30, às 19h via Google Meet. É gratuito e aberto a todos os interessados. O acesso ao grupo se dá por meio das redes sociais da Ofebas (@ofebassocial).
    Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios no mundo a cada ano. No Brasil, esse número gira em torno de 14 mil por ano. Apesar disso, segundo a OMS, os números diminuíram 36% em âmbito global entre os anos 2000 e 2019. Esses dados nos alertam sobre a importância de prestar atenção aos sinais e oferecer apoio a quem precisa.
    A psicóloga da Ofebas, Mireli Cauzine (CRP 06/193798), comenta que a prevenção do suicídio, tema central da campanha de Setembro Amarelo, está relacionada a despertar o desejo de viver no outro. "É preciso olhar e entender como a pessoa chegou a esse limite e o que ela precisa para sair desse lugar. Esse é um trabalho de escuta, respeito e acolhimento ao outro”.
    Para a profissional, cuidar da saúde mental precisa ser visto como uma prioridade. “A vida se torna tão rotineira e, muitas vezes, está voltada a apenas sentimentos negativos. Esquecemos dos prazeres proporcionados por coisas simples, como um aroma, um sabor, o sentimento pelo nosso animal de estimação. Precisamos nos cercar de ambientes, pessoas e situações agradáveis. Afinal, isso é cuidar da saúde mental e precisa ser feito diariamente. É um trabalho interno e externo realizado de forma individual e coletiva”, pontua Mireli.

    Luzes de Acolhimento
    Toda última segunda-feira do mês, às 19h, a Ofebas promove encontros on-line, por meio do Grupo Luzes de Acolhimento. Esses bate-papos oferecem um espaço seguro para escuta, troca de experiências e reflexão sobre o luto, a saúde mental e o bem-estar. Um convite para compartilhar, aprender e refletir acerca de vivências.
    O evento é totalmente gratuito e aberto às pessoas com mais de 18 anos que estejam interessadas. Para participar, é necessário apenas se inscrever previamente pelo link https://conteudo.ofebas.com.br/luzes-de-acolhimento. Os temas são divulgados mensalmente pelas redes sociais da Ofebas (@ofebassocial).

    Programa Continuar a Viver
    Os encontros on-line com a psicóloga fazem parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Continuar a Viver da Ofebas. Esse Programa tem como objetivo acolher e cuidar da saúde mental, especialmente de quem enfrenta o luto. Conduzido pelos setores do serviço social e psicologia, ele presta apoio e assistência às famílias enlutadas em situação de vulnerabilidade social.
    A gerente de negócios, Patrícia Peixoto, lembra que "a história da Ofebas é marcada pela forte atuação social, oferecendo projetos voltados ao serviço social, atendimento psicológico e apoio a outras entidades de Sorocaba e Votorantim. E o programa 'Continuar a Viver' demonstra, cada vez mais, o cuidado da nossa organização em oferecer acolhimento às pessoas."

    Fonte: Assessoria de imprensa




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.