Seja bem-vindo
Votorantim,26/09/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Votorantim tem baixo índice de assassinatos se comparada á cidades do mesmo porte

    A cidade ocupou a oitava posição dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes


    Votorantim tem baixo índice de assassinatos se comparada á cidades do mesmo porte



    Segundo o Anuário 2024 de Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa da MySide que compila os dados de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e IBGE, a taxa de homicídios em Votorantim é considerada baixa, se comparada com cidades de mais de 100 mil habitantes.
    A taxa registrada na cidade é 3,5 homicídios a cada 100 mil habitantes. Japeri (RJ), última colocada no ranking geral de segurança, possui taxa de violência 54 vezes maior que em Votorantim.
    Além de ficam em oitavo no ranking de menos assassinatos no Brasil, Votorantim é a sétima cidade no ranking do estado de São Paulo. Os integrantes do ranking do Brasil incluem Valinhos (SP), com taxa de 0,9 homicídios a cada 100 mil habitantes, Botucatu (SP) com 1,4, Tatuí (SP) com 1,6, Sertãozinho (SP) com 2,4 e Jaraguá do Sul (SC) com 2,8.

    Metodologia da pesquisa
    O anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil© é fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.
    O principal indicador utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Esse indicador é amplamente reconhecido como uma medida sólida e universal de segurança pública.
    Para calcular o índice, foram analisados os dados de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.
    A SVSA consolida os dados por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), estabelecido em 1979. No SIM, são inseridos os detalhes de todos os atestados de óbito no Brasil, sendo as informações de responsabilidade do médico que emite o laudo. Após o preenchimento, o documento é encaminhado para os Cartórios de Registro Civil. As Secretarias Estaduais de Saúde são encarregadas de coletar essas informações junto aos estabelecimentos de saúde e cartórios, enviando posteriormente para o Ministério da Saúde via SIM.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.