Seja bem-vindo
Votorantim,20/09/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Editora sorocabana Cubile lança o livro Pensar e Repensar Sorocaba, sobre a história da cidade

    Fonte: Assessoria de imprensa
    Editora sorocabana Cubile lança o livro Pensar e Repensar Sorocaba, sobre a história da cidade

    A Cubile Editorial, editora sorocabana, lança, em comemoração aos 370 anos da cidade, o livro Pensar e Repensar Sorocaba: uma visita crítica à história da cidade, organizado por Bruna Bengozi, Cícero Santos e Pedro Carvalho. 
    O livro conta com 14 textos de diversas autoras e autores, que pensam Sorocaba a partir da crítica a três lugares comuns da cidade: Sorocaba, cidade bandeirante; Sorocaba, “Manchester Paulista”; Sorocaba, cidade conservadora. Dentre os temas presentes na obra, há a discussão sobre escravidão, economia, religião, doenças, resistências sociais etc. Trata-se de uma abordagem inédita para a história local, que atualiza temas clássicos da historiografia sorocabana, como o bandeirantismo, ao mesmo tempo em que traz à tona assuntos ainda pouco discutidos, como a história indígena pré-colonial. 
    A obra foi pensada para ser lida por todos os públicos, com uma escrita acessível, ao mesmo tempo em que preserva o rigor da pesquisa histórica. Participaram da escrita do livro desde mestrandos a professores doutores de instituições como USP, Ufscar, Uniso e IFSP, com formações diversas, entre a história, as letras, as ciências sociais e arqueologia. O prefácio do livro é assinado por Tiago Hideo Watanabe, professor do Instituto Federal de São Paulo e a apresentação é de Walter Swensson Júnior, coordenador do curso de história da Universidade de Sorocaba. 
    Um dos autores é o professor Carlos Carvalho Cavalheiro. O texto do professor Carlos trata do fenômeno do fascismo em Sorocaba na década de 1930. Naquela época, a cidade contava com cerca de 5 organizações de diversas vertentes do fascismo, incluindo uma subsede do Partido Nacional Fascista Italiano. Carlos aborda ainda os movimentos antifascistas – de resistência ao fascismo – e, também, faz uma relação com o neofascismo e o neonazismo presentes na atualidade sorocabana.
    Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz e reside em Sorocaba. Escritor, poeta e Historiador, Cavalheiro é uma referência para a história regional, tendo inaugurado a nova fase da história crítica nas cidades da região de Sorocaba. É Mestre em Educação (UFSCar) e Doutorando em Comunicação e Cultura pela UNISO. Leciona História na rede pública municipal de Porto Feliz.
    O lançamento acontecerá em 27 de setembro, no Sesc Sorocaba, na área de convivência a partir das 19h. O evento será gratuito, com debate entre os organizadores. O livro estará a venda na ocasião com valor de R$65,00.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.