Nomeando sentimentos: uma jornada de autoconhecimento
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Por Luciana Abreu
A jornada emocional de uma criança e de um adolescente é um território vasto e muitas vezes desconhecido. Dentro desse universo interior, uma das ferramentas mais poderosas que podemos fornecer é a capacidade de nomear sentimentos. Ao oferecer aos nossos filhos vocabulário para expressar o que estão sentindo, estamos abrindo portas para um maior autoconhecimento e para uma compreensão mais profunda de suas próprias emoções.
Imagine o seguinte cenário: seu filho chega da escola visivelmente chateado. Ele entra em casa, larga a mochila no chão e se joga no sofá com uma expressão triste no rosto. Se você simplesmente perguntar: "O que aconteceu?" ou "Por que você está assim?", pode receber uma resposta monossilábica ou até mesmo um "Não sei". No entanto, se você abordar a situação de uma maneira mais empática e assertiva, poderá abrir um canal de comunicação mais eficaz.
Experimente algo como: "Parece que você está se sentindo triste hoje. Você quer me contar o que aconteceu?". Essa abordagem não apenas reconhece os sentimentos do seu filho, mas também valida suas emoções, mostrando que você está genuinamente interessado em entender o que ele está passando. Isso pode fazer toda a diferença na maneira como ele se sente compreendido e apoiado.
Ao nomear os sentimentos que percebemos em nossos filhos, estamos os ajudando a desenvolver uma maior consciência emocional. Eles aprendem a reconhecer e identificar suas emoções, em vez de serem dominados por elas. Isso é fundamental para que possam expressar suas necessidades de forma saudável e construtiva, tanto agora quanto no futuro.
Contato: adolescenciasemtraumas@gmail.com
(Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal)
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