Em adesão à campanha de Setembro Amarelo, Ofebas promove encontro online com o tema “A importância de cuidar da saúde mental durante o luto”
O encontro acontece na segunda-feira, dia 25, às 19h, via Google Meet
.
.
O setor de psicologia da Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) realiza na próxima segunda-feira, dia 25, o 3º encontro online de apoio às pessoas enlutadas. O tema da vez é “A importância de cuidar da saúde mental durante o luto”. Com mediação da psicóloga Ana Laura Costa dos Anjos (CRP 06/179479), o encontro acontece às 19h via Google Meet. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados (18+) que realizarem inscrição em link disponível nas redes sociais da Ofebas.
O assunto foi escolhido em adesão à campanha de setembro amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio. “A campanha deste ano tem como tema ‘Se precisar, peça ajuda’. Por isso pensamos num encontro que pudesse falar sobre a importância de olhar e cuidar da própria saúde mental durante o luto ou daquele familiar ou amigo enlutado”, explica a psicóloga da Ofebas, Ana Laura Costa.
A profissional ressalta que o luto traz muitos sentimentos à tona, sobretudo os pensamentos e as emoções ruins. A pessoa enlutada, muitas vezes, se sente sozinha, insegura e com sensação de vazio. “Dar espaço para que as pessoas falem sobre isso e oferecer orientações adequadas, além de promover a procura pelo autocuidado emocional, são os nossos maiores objetivos neste mês”, esclarece Ana Laura.
O encontro online faz parte de um novo projeto da Ofebas que tem como objetivo abordar a temática do luto de maneira compassiva e acolhedora, buscando desfazer os tabus ainda presentes na sociedade a respeito do assunto. A programação ocorre mensalmente e abrange temas para públicos diversos, como pais que perderam os filhos, a perda de um pet (luto não reconhecido), morte violenta, a importância de cuidar da saúde mental, entre outros.
Para participar do encontro de setembro, basta preencher o formulário disponível nas redes sociais da Ofebas (@ofebassocial) ou por meio do link https://l1nk.dev/CO4Ja.
COMENTÁRIOS