Clientes de agência de Sorocaba reclamam de cancelamento de viagens e não recebimento do estorno
Dentre os prejudicados estão moradores de Votorantim

.
.
Julio Ribeiro
(programa de estágio)
Alguns moradores de Votorantim registraram boletim de ocorrência, nesta semana, alegando que foram vítimas de um golpe de estelionato após realizarem compras de viagens em uma agência de Sorocaba. Segundo os relatos, eles tiveram seus passeios cancelados e não foram ressarcidos pelo valor pago.
Em um dos casos, uma jovem votorantinense, de 24 anos, moradora do Jardim Tatiana, adquiriu um pacote turístico em 08 de março para ela a seu irmão adolescente, de 12 anos, e, faltando três dias para a data da viagem, em 27 de abril, recebeu a informação de que a viagem estava cancelada.
A viagem seria para um parque aquático da cidade de Olímpia (SP), onde eles pretendiam comemorar o aniversário da jovem na viagem. Ela chegou a indicar a agência para amigos antes de se decepcionar com o negócio. "Iríamos em dez pessoas, com o custo de R$525,00 por pessoa”, contou.
Além dela, outros clientes prejudicados noticiaram à Polícia Civil, em Sorocaba e em Votorantim, os prejuízos que tiveram em busca de uma investigação. Eles acreditam terem sido vítimas de um golpe. Segundo os relatos, a empresa oferecia excursões por um preço acessível, mas próximo à data agendada, as viagens eram canceladas sob a justifica de que aconteceram muitas desistências e, por isso, haveria um adiamento, ou disponibilizariam créditos para futuras viagens aos clientes, que também não ocorriam.
“O que mais me revoltou foi que enquanto cancelavam nossas viagens prosseguiam com os anúncios e vendas por preços baixos a outros clientes que certamente também foram prejudicados”, ressalta a jovem que trabalha como recepcionista.
Uma mulher de 53 anos, moradora de Votorantim, relatou no boletim de ocorrência que adquiriu um pacote turístico para Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, por R$ 1200,00 com data de ida agendada para 28 de abril. E da mesma forma, teve a viagem cancelada com a mesma justificativa e não foi ressarcida. Ela afirma que recebeu uma mensagem da agência informando que a empresa tinha falido.
De acordo com o relato dos clientes, a empresa desativou todas as redes sociais na internet, não deixando rastros sobre informações sobre a agência. O que restaram foram os comprovantes de pagamentos e prints de telas feitos pelas vítimas.
Um grupo de clientes optou por unir forças e fazer uma representação judicial em conjunto. Além do prejuízo financeiro, houve um prejuízo moral. "A parte mais difícil foi contar para as crianças que a viagem foi cancelada faltando tão pouco para acontecer. Nós, adultos, até que entendemos, ficamos frustrados, mas bola para a frente. Já elas choraram bastante," afirmou a jovem que levaria o irmão de 12 anos e um primo de 10 anos.
Um outro relato da vítima chama a atenção. A recepcionista afirma que a agência chegou a ameaçar para que não fizesse comentários ou postagem negativa nas redes sociais, pois seria processada pelo crime de calúnia. "Antes de sair de todas as redes sociais, eles me bloquearam", acrescenta. "Ainda tive a sorte de não ter tanto prejuízo quanto outras pessoas. Minha sogra perdeu R$1.200,00, pois comprou uma viagem para o parque aquático e outra para Gramado/ RS", lamenta a jovem.
Outra moradora de Votorantim, uma profissional de serviços gerais de 37 anos, moradora do bairro Green Valley, contou que comprou uma viagem para o parque Beto Carrero, em Santa Catarina, para presentear um adolescente de 13 anos. Porém, assim com diversas outras, a excursão nunca aconteceu. Ela adquiriu o pacote em fevereiro, com data de saída marcada para 14 de abril, como forma de presente de aniversário para um aluno que passa por um abalo emocional após ter sido vítima de uma agressão na escola em que estuda.
"No dia 13 de abril, às 18h, faltando apenas um dia para a viagem, eles cancelaram, me ofereceram um reagendamento para o dia 12 a 15 de maio, aceitei pela criança. Até a ocasião estavam me atendendo normalmente. Enviei um contrato para confirmar a viagem e diziam que estava tudo certo. Porém, na sexta-feira (05), fiz contato para saber sobre a ida, mas até agora não obtive nenhuma resposta. Entrei no Facebook, para pesquisar e encontrei os relatos de outras pessoas compartilhando que também estavam tendo problemas com eles. O que era para ajudar na recuperação emocional do aluno acabou por piorar a situação. Ele não queria mais sair de casa, o que estava motivando-o era essa viagem. Nesta semana contei que, novamente, a viagem foi cancelada e ele voltou a ficar depressivo”, relata. No total, a vítima gastou R$700,00.
O que diz a agência
A instituição se posicionou oficialmente sobre os casos, através de uma nota de esclarecimento, declarando que houve falência, informando que pretende ressarcir os clientes: “Com muita tristeza e pesar que a empresa HR Viagens & Turismo, em respeitos a seus credores e clientes, vem comunicar sua autofalência, declarando assim, sua insolvência através dessa nota. Igualmente vem esclarecer, que todos os seus débitos serão saldados ao seu tempo, de acordo com a disponibilidade financeira da empresa. Sendo assim, informamos que o canal para contato com a empresa será somente através do e-mail: hrviagens@gmail.com, informando seus dados, tais como: (nome completo, CPF, RG e, de preferência, o contrato da viagem). A empresa pede desculpas pelos transtornos causados e pede a colaboração de seus credores e clientes, nesse momento de extrema dificuldade. Atenciosamente HR Viagens. (Supervisão: Luciana Lopez)
COMENTÁRIOS