CBA inicia cadastramento da população de Sorocaba e Votorantim
Iniciativa faz parte do Plano de Ação e Emergência que está prevista na legislação de Segurança de Barragem
.
.
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) iniciou em 5 de outubro (quarta-feira) o cadastramento populacional da região de Sorocaba e Votorantim, municípios onde se localizam as usinas hidrelétricas Itupararanga, Votorantim e Santa Helena. A iniciativa segue a nova Política Nacional de Segurança de Barragens, que entrou em vigor com a Lei 14.066, de 2020, a qual estabelece que o Plano de Ação e Emergência (PAE) deve conter um levantamento cadastral e mapeamento atualizado da população existente na Zona de Autossalvamento (Zas), em áreas próximas de barragens, incluindo a identificação de vulnerabilidades sociais da região.
A ação ocorre em parceria com o poder público e a CBA, gestora das Usinas, que contratou a Messen Cartografia para executar o cadastramento. A empresa será responsável por visitar casas, propriedades comerciais, industriais, órgãos públicos, entre outros, abordando as pessoas e solicitando que respondam o questionário de cadastro.
“Todos os profissionais da empresa seguem protocolos de segurança: estarão uniformizados e irão se identificar no início da abordagem, apresentando crachá com documento”, explica Helena Nunes, gerente de Engenharia Civil e Segurança de Barragens da CBA. De acordo com ela, todos os dados coletados serão utilizados apenas para fins de cadastramento populacional, seguindo a legislação de Segurança de Barragens, respeitando assim a Lei de Proteção de Dados.
A Zona de Autossalvamento é o trecho do vale imediatamente à jusante da barragem, que exige a evacuação do local de acordo com o estabelecido no PAE.
“A Segurança de Barragens e do entorno é fundamento constante da CBA. Além do sistema robusto de gestão de barragem, que contempla rotinas de monitoramentos diárias, quinzenais e semestrais e atualizações frequentes, a Companhia também desenvolve ações para promover a cultura de prevenção nas comunidades em que atua”, afirma Leandro Faria, gerente geral de Sustentabilidade da CBA.
De acordo com Leandro, as usinas hidrelétricas são parte fundamental da estratégia ESG da CBA, pois contribuem na produção de alumínio de baixo carbono, reforçando seu comprometimento com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da economia brasileira.
Atualmente, a CBA faz a gestão de 17 usinas hidrelétricas e tem participação em consórcio de outras seis. O Plano de Segurança de Barragens (PSB) da empresa estabelece normas e procedimentos para as usinas, geridas pela CBA, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que busca garantir padrões de segurança de forma a reduzir a possibilidade de acidentes e suas consequências para a população, além de regulamentar as ações e padrões de segurança.
O Plano de Ação de Emergência (PAE) é parte fundamental de todo Plano de Segurança. Ambos são aperfeiçoados periodicamente. Na elaboração do PAE, são realizados estudos técnicos para mapeamento das zonas de influência direta das barragens e na fase de implementação, além do levantamento cadastral da população existente na Zas, é realizada a instalação de placas de rota de fuga e sirenes para posteriormente se realizar os simulados de evacuação de emergência.
Fonte: Assessoria de Imprensa CBA
COMENTÁRIOS