Seja bem-vindo
Votorantim,01/10/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Baú do Futebol - Luizinho

    O pequeno polegar do timão

    Fonte: Divulgação
    Baú do Futebol - Luizinho

    .


    .



    Por Jesus Rodrigues







    Luiz Trochillo, mais conhecido como Luizinho “Pequeno Polegar” apelido que ganhou devido a sua baixa estatura, nasceu no bairro do Brás em São Paulo no dia 07 de março de 1930. Iniciou a sua carreira profissional no Juvenil do Corinthians em 1943.



    Foi levado para o Corinthians por Dante Pietrobom, irmão do Valussiex jogador do Timão em 1949. Fez parte da equipe alvinegra que marcou 100 gols no início dos anos 50, recorde que persiste até hoje. Ele fazia parte do trio de grande sucesso no futebol paulista, junto com Claudio “O Gerente” e Baltazar “O cabecinha de Ouro”. Tido como um dos principais trios ofensivos da história do time mosqueteiro.



    Conquistou 21 títulos entre eles, o torneio Rio-São Paulo (1950-1953 e 1954). Campeonato paulista de (1951 e 1952), o Campeonato Paulista do 4º Centenário de São Paulo em 1954 e a Pequena Taça do Mundo de 1953.



    Em 1994 foi homenageado pelo Corinthians com um busto seu no Jardim do Parque São Jorge. Em 1996 foi feita outra homenagem ao ídolo de 65 anos, Luizinho voltou aos gramados do Pacaembu, atuando por 5 minutos em um amistoso contra o Coritiba que marcava a estréia do atacante Edmundo no Corinthians, tornando assim o jogador mais velho a defender o clube até o início dos anos 60. Luizinho saiu em 1963 para defender o Juventus, devido a um desentendimento com o treinador Sylvio Pirillo. Voltou depois ao timão e encerrou sua carreira três anos depois. Luizinho não teve grandes oportunidades com a Seleção Brasileira. Mesmo assim o Pequeno Polegar a defendeu em algumas oportunidades como em 1956 quando atuou contra a Argentina, sendo inclusive o autor do gol da vitória brasileira, que quebrou um tabu de 10 anos em vitórias brasileiras contra argentinos. Ele vestiu a camisa brasileira pó 11 vezes. Luizinho tornou-se uma das figuras mais querida do Corinthians, sendo o autor do gol que deu o título de Campeão do 4º Centenário da cidade de São Paulo. Luizinho morreu em janeiro de 1998, com 67 anos, devido a complicações respiratórias.











    Coluna publicada na edição 484 da Gazeta de Votorantim de 01/10/2022




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.