Livro promove a reflexão sobre a regulação na Educação Superior
.
Aldo Fogaça
Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de congressos, o mestre e doutor em Educação Ailton Bueno Scorsoline acaba de lançar o livro “Avaliação, Regulação e Acreditação – A busca pela qualidade na Educação Superior”.
Publicado pela Insular, uma das principais editoras de Santa Catarina, o primeiro livro de Ailton trata da busca pela qualidade na educação superior, traçando um panorama dos últimos 30 anos, que envolvem a aprovação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (1996), que deu início a um processo de vinculação do processo de avaliação de cursos e instituições universitárias como instrumento de regulação da qualidade da educação no ensino superior.
A obra questiona a visão de qualidade adotada por diversos segmentos sociais, aqueles que veem a educação como produto quantificável para o mercado (formação de mão de obra e produção do conhecimento útil) ou outros que concebem a educação como bem social, capaz de transformar a sociedade, visando à formação humana e à produção de conhecimentos necessários ao desenvolvimento social, sem preocupações exclusivamente econômicas.
“Nesse cenário, a avaliação tende a ser apropriada por esses dois segmentos, seja como processo que evidencia a questão econômica-mercantil, de modo a estabelecer a eficácia nos processos e eficiência nos resultados, gerando a competitividade para a busca da qualidade; ou numa perspectiva de avaliação democrática, em que há uma ampla discussão sobre o papel da universidade por toda comunidade universitária, visando constatar se o papel da educação superior de formação humana e desenvolvimento do conhecimento para o bem social atinge seus fins”, diz Ailton.
Com essa proposta - de promover a reflexão e o debate -, o livro “Avaliação, Regulação e Acreditação – A busca pela qualidade na Educação Superior” discorre sobre o papel da acreditação, um processo de estabelecimento que envolve a certificação da qualidade de cursos e instituições da educação superior, baseado na concepção de avaliação que tem a educação com bem mercadológico. “Esse processo já iniciado na Europa, Estados Unidos e vários países da América Latina é atribuído a agências independentes que ficam encarregadas de estabelecer a qualidade de cursos superiores e instituições, cujos resultados - espécies de selos de qualidade - balizam a regulação da educação superior”, explica o autor.
O livro é o fruto de uma pesquisa científica realizada por Ailton no Programa de pós-graduação em Doutorado da Universidade de Sorocaba (Uniso) e que resultou em sua defesa de tese, no período de 2012 a 2015. “Todavia, o trabalho de organizar o livro contou com um recorte da tese e uma atualização na temática, que envolveu mais 5 anos de novos estudos”.
“Avaliação, Regulação e Acreditação – A busca pela qualidade na Educação Superior” é leitura de interesse de pesquisadores na área da educação superior, e também traz um conteúdo importante para gestores e professores que atuam na educação superior. “É fundamental para a compreensão do processo que envolve a regulação da educação superior, seus múltiplos processos regulatórios e as intenções que permeiam o desenvolvimento do ensino universitário no Brasil”, antecipa Ailton
Com 127 páginas, o livro será lançado oficialmente no início da segunda quinzena de julho, por meio de um live do autor, quando os interessados poderão adquirir o livro autografado (que será enviado pelo Correio) ou por contato no e-mail tpraxised@gmail.com . Também poderá ser adquirido diretamente no site da Editora Insular (http://insular.com.br). O preço de capa do livro é R$ 34,00 + frete (venda pela editora e livrarias). Como promoção de lançamento, Ailton ofertará poucos exemplares autografados por R$ 30,00 + frete, que podem ser reservados pelo e-mail tpraxised@gmail.com .
Perfil do autor
Ailton Bueno Scorsoline é formado em Letras, Direito e Pedagogia, mestre e doutor em Educação, com mais de 30 anos de experiência na educação, envolvendo a docência e gestão universitária. Tem publicações acadêmicas relacionadas às políticas educacionais para educação superior. É advogado especialista em legislação da educação superior e gestão de instituições universitárias. Na Universidade de São Carlos (UFSCar) exerce o cargo de Chefe da Seção de Desenvolvimento Pedagógico e Formação Docente – campus Sorocaba, docente convidado do MBA em Docência no Ensino Superior e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. É professor da Faculdade de Direito de Itu (Faditu) e da Escola Superior da Advocacia (ESA). É docente avaliador pertencente ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Reportagem publicada na página 13 da edição 420 da Gazeta de Votorantim de 03 a 09 de julho de 2021.
COMENTÁRIOS