TCE-SP aponta déficit no efetivo do Corpo de Bombeiros em Votorantim
.
.
Aldo Fogaça
Relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), divulgado no dia 9 de novembro, indica que o déficit efetivo do Corpo de Bombeiros em Votorantim é de 38 bombeiros.
O relatório se baseia na média dos países membros da Associação Internacional de Fogo e Salvamento (CTIF) que registra efetivo de 0,0493% para o total de habitantes. Conforme o levantamento, produzido com dados fornecidos pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros, Votorantim conta com 20 bombeiros em seu efetivo, o que representa 0,0168% da população, de 118.727 habitantes. O ideal seria em efetivo de 58 bombeiros.
Em reportagem do jornalista Valdinei Queiroz, publicada na edição de 23 de novembro de 2019, a Gazeta de Votorantim já chamava a atenção da comunidade e das autoridades sobre a falta de efetivo e problemas estruturais.
A Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros da Política Militar de Votorantim foi inaugurada em 8 de dezembro de 2006 com em efetivo de 25 bombeiros e recebeu o nome de “Engenheiro Ronaldo Krüger Pissini”. Está localizada em uma área privilegiada, próximo às principais vias da cidade e da rodovia Raposo Tavares, com acesso para atender qualquer emergência na cidade e região e está localizada em frente à Praça de Eventos “Lecy de Campos”, entre as avenidas 31 de Março e Ireno da Silva Venâncio.
O estudo
O documento do TCE-SP recebeu o nome de Relatório de Fiscalização de Natureza Operacional sobre o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e teve como relator o conselheiro Renato Martins Costa. O objetivo foi avaliar o Programa Estadual nº 1811 “Corpo de Bombeiros – Preparados para Emergências com Foco na Gestão de Riscos”, que busca promover atividades de pronta resposta às emergências de Bombeiros e às de Defesa Civil e de prevenção, visando a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio e o desempenho operacional, funcionamento e a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, na proteção e resposta imediata no combate a incêndios, proteção a banhistas, salvamento e resgate em situações de risco.
O período abrangido pelo trabalho foi dividido da seguinte maneira: Planejamento, de 15 de abril a 15 de setembro de 2019; execução, de 16 de setembro de 2019 a 19 de dezembro de 2019; e o relatório desenvolvido entre 07 de janeiro a 20 de março de 2020.
Raio X regional
O estudo do TCE-SP mostra que das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), somente 10 têm unidade operacional do Corpo de Bombeiros. Em todo o Estado de São Paulo, o déficit de 13 mil profissionais.
Outro lado
À Gazeta de Votorantim, a Divisão de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo informou que “o déficit apontado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) se baseia na média dos países membros da Associação Internacional de Fogo e Salvamento (CTIF), porém a nossa mensuração é feita por norma interna, portanto não reconhecemos esta medida como oficial. Estamos fazendo gestão frente ao Governo do Estado de São Paulo para realizar novas contratações, mas, pelo ano atípico, não tivemos a possibilidade de alcançar esse objetivo. Não obstante, temos incentivado o programa de voluntariado em diversas cidades do Estado, em especial, nas de baixa demanda para ofertamos um melhor serviço à população paulista. Com relação a Votorantim, de acordo com a nossos índices operacionais e em acordo com a regulamentação interna, nosso efetivo tem feito frente a demanda operacional”, finalizou o órgão.
Reportagem publicada na página 14 da edição 391 da Gazeta de Votorantim de 20 a 27 de novembro de 2020
COMENTÁRIOS