Seja bem-vindo
Votorantim,29/04/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Catapora: dias quentes favorecem a transmissão da doença

    Fonte: Divulgação
    Catapora: dias quentes favorecem a transmissão da doença

    Durante o verão, os casos de catapora aumentam, pois os dias quentes, alternados com chuvas, favorecem a proliferação do vírus varicela-zoster, causador da doença. Quem explica com detalhes é Dra. Luciana Ribeiro, médica pediatra da Ápice Medicina Integrada. “A catapora é uma doença altamente transmissível, que se propaga principalmente pelo ar e também pelo contato com pessoas doentes.  Ela afeta principalmente crianças, que ainda não tiveram contato com a doença e convivem com muitas pessoas em ambientes como a escola, por exemplo”, comenta a especialista.


    Mesmo sendo contagiosa, a catapora atinge menos os adultos, entretanto, de forma mais grave. “Diferentemente do que acontece com as crianças, a catapora em adultos pode trazer complicações, como pneumonia e outras doenças”, alerta a médica.


    Os sintomas da catapora clássica são bem característicos. “Surgimento de lesões avermelhadas e elevadas na pele que evoluem rapidamente para vesículas, sendo que algumas se rompem, levando a formação de crostas e coceira.  Podem existir lesões de diferentes tipos em um mesmo local. Esses sintomas podem vir associados com febre e mal-estar. O diagnóstico é feito ao exame clínico, descartando na imensa maioria dos casos a necessidade de exames laboratoriais ou de imagem”, conta Dra. Luciana.


    O tratamento envolve administrar os sintomas. “Assim como a gripe, a catapora é uma doença viral, cabendo ao próprio organismo reagir e combater o mal. Aos medicamentos fica a função de aliviar os sintomas. Também é importante manter-se bem hidratado, alimentar-se adequadamente e evitar contato com outras pessoas a fim de não transmitir a doença”, enfatiza a médica.


    A prevenção à doença se dá pela vacinação. “A vacina contra a varicela foi introduzida no calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, para crianças a partir de um ano de idade, em dose única. A imunização propicia maior proteção para as formas graves da doença, ou seja, mesmo vacinada, a criança pode desenvolver formas mais leves de catapora, com sintomas mais brandos”, explica Dra. Luciana.


    Quem já teve a doença, está imune, da mesma forma que os vacinados. Quem nunca teve e não se vacinou, deve buscar a vacinação e precisa evitar contato com pessoas doentes, evitando locais fechados com pessoas contaminadas.


    A Ápice Medicina Integrada, fica na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site ou pelo Facebook.






    Fonte: Assessoria de Imprensa 




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.