31 de março - Votorantim carrega em seu cotidiano lembrança da ditadura

A Avenida 31 de Março, principal corredor comercial de Votorantim, localizada no Centro, carrega no nome a data que marcou a história política brasileira.
O golpe que depôs o presidente João Goulart e instalou a ditadura militar no Brasil completa 51 anos hoje (31/03/2015). O acontecimento é uma lembrança que a cada dia se torna mais tênue na memória local. É também uma história sem ponto final, que ainda hoje contamina com gosto amargo o ambiente político. No entanto, muitas pessoas que trafegam pela Avenida 31 de Março dificilmente relacionam o nome dado à mesma com o golpe militar. E há uma história interessante que envolve o assunto e a data.
Durante o golpe militar, houve a criação do bipartidarismo onde se estabeleceram duas agremiações: a Aliança Nacional Renovadora (ARENA), formada pelos políticos que apoiavam o regime, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), composto por políticos que eram de oposição ao regime militar. Apenas quatro cidades do estado de São Paulo elegeram políticos que eram do MDB, e Votorantim estava entre estas.
Antigamente, a principal avenida de Votorantim era popularmente conhecida como a Rua do Comércio e um braço da SP-79. Vereador durante 48 anos em Votorantim, Lazaro Alberto de Almeida, conhecido como Labrego, conta que por volta do ano de 1969, onde já havia ocorrido o golpe militar, a intenção do mandato da época foi expandir essa rua, tornando-a uma avenida, e nomeando-a. As tentativas foram muitas e a duplicação da rua aconteceu. Porém, para conseguir a nomeação da agora Avenida, o caso tornou-se mais delicado. Uma comissão de Votorantim foi até São Paulo para procurar realizar esta nomeação, e lá receberam duas propostas dos chefes militares: o nome da Avenida seria Castello Branco – um dos principais líderes e primeiro presidente do golpe militar, ou o nome teria de ser 31 de Março – a data em que se estabeleceu o golpe, dando início ao período da ditadura. O nome escolhido, então, foi 31 de Março.
Hoje, a avenida é popularmente conhecida em toda Votorantim e região, sendo uma importante referência comercial da cidade, onde podemos encontrar as mais variadas lojas, galerias, lanchonetes, farmácias, entre outros.
(Texto atualizado. Original escrito por Amanda Oliveira – Gazeta de Votorantim - edição nº 61)
COMENTÁRIOS