Anterior

Apoiadores de Fernando são flagrados distribuindo panfleto irregular em Votorantim

14/11/2020

Anterior

Próxima

Fabíola Alves é eleita prefeita de Votorantim

15/11/2020

Próxima
15/11/2020 - 16:28
Eleições em Votorantim seguem sem grandes ocorrências
 Foto: Luciana Lopez 

Santinhos foram despejados em algumas escolas

 

 

Luciana Lopez


As eleições municipais de Votorantim não apresentaram ocorrências graves até às 16h30 deste domingo (15).

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Votorantim, Maria Aparecida Oliveira Gomes, duas urnas foram substituídas, uma na EMEIEF "Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio", no Parque Morumbi, por problema técnico com a bateria e a outra na Escola Daniel Verano, no Parque Bela Vista. As urnas foram substituídas e os votos computados estão gravados, sem prejuízo para o andamento das eleições.

Em relação aos mesários, 25 não compareceram e foram substituídos por suplentes. Maria Aparecida lembra que todos que não compareceram terão que apresentar uma justificativa (atestado médico, por exemplo), para a Justiça Eleitoral, sob pena de responder processo.

A cidade conta com 41 seções eleitorais a menos. “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conseguiu encaminhar urnas de reposição para todo o País, e por isso, houve um contingenciamento nas cidades”, explicou a chefe do Cartório.

Com 41 urnas a menos, 28 locais de votação tiveram remanejamentos, e os eleitores dessas urnas foram transferidas para seções localizadas no mesmo local de votação. Nossa reportagem percorreu várias escolas e notou que voluntários do TSE orientavam os eleitores, com o propósito de evitar transtornos. Já nas 11 escolas com maior número de eleitores, não houve redução de seções.

Pela manhã, entre às 7h e 10h, algumas escolas, como a Dides Crispim de Almeida Antonio, na Vila Garcia, registraram pouco movimento de idosos, já que horário era preferencialmente voltado a esses eleitores. Porém, em outras escolas houve mais movimento nesse horário. A partir das 10 horas, o movimento aumentou, mas não foram registradas grandes aglomerações. Os eleitores estão, em sua maioria, obedecendo o distanciamento nas filas.

Embora tenham recebido escudo facial, muitos mesários não estão utilizando. O uso não é obrigatório. Segundo os mesários, o escudo, com suporte e bordas de papelão e viseira de plástico, embaça com facilidade, e, ainda, o suor corporal danifica o papelão.

 

Adesivos nos carros

Em algumas escolas, fiscais de partidos impediam que eleitores cujos carros estavam com adesivos de candidatos estacionassem próximo ao local de votação. À Gazeta de Votorantim, a promotora eleitoral Alessandra Aparecida Gomes Koga informou que o eleitor tem permissão para estacionar o veículo próximo ao local de votação, mas apenas pelo tempo de votar, ou seja, o veículo não pode permanecer muito tempo estacionado com o adesivo, pois configura propaganda irregular.

 

Conflitos entre fiscais

Em alguns locais de votação, foram registrados conflitos entre fiscais de partido.

Pela manhã, a juíza eleitoral Graziela Gomes dos Santos Biazzim e a promotora eleitoral Alessandra Aparecida Gomes Koga foram pessoalmente à escola Prof. Walter Rocha Camargo, na Vila Nova Votorantim, para solucionar uma confusão entre fiscais.

À tarde, na Escola Daniel Verano, no Parque Bela Vista, um tumulto foi registrado, também entre fiscais de partido. Uma auxiliar da Justiça foi ao local para solucionar o conflito.

 

Boca de urna

O pedido de votos e a entrega de santinhos é proibida em dia de eleição. Houve uma denúncia do gênero na Escola Maria Helena M. Scripillitti, na Vila Votocel, porém, após apuração policial, observou-se que a denúncia não foi comprovada.

 

(Atualizado às 20h24)

 

 

Santinhos nas portas de escolas

Em algumas escolas foi verificada a presença de santinhos de candidatos. Na Escola Daniel Verano, no Parque Bela Vista, a presença de santinhos era maior.

 

Votação dos candidatos

Todos os candidatos a prefeito(a) de Votorantim já votaram. O candidato Silvano (PTB), votou às 9h30, na Escola Azarias Mendes, no Jardim Clarice. A candidata Siléa Benedetti (Solidaridade), votou às 10h, na Escola Comendador Pereira Inácio, que foi o mesmo local de votação do candidato Fernando (DEM), que votou às 10h30. Já Luiz Carlos (PSL), votou às 11h, na Escola Daniel Verano. Fabíola Alves (PSDB), votou às 11h30, também na Escola Daniel Verano. O candidato do PSOL, Rodrigo Chizolini, votou às 12h, na Escola Bela Alvorada, no Parque Bela Vista, e o candidato Marcão Papeleiro (PT) votou às 13h20 na Escola Daniel Verano.

 

Resultados

A TV Votorantim transmite toda cobertura e resultados das eleições. A emissora pode ser assisitida pelo canal 3 da Super Mídia e canal 8 na NET, e também pelo Facebook da TV Votorantim.

 

Atualizado às 20h24

 



Veja mais fotos:

  1. Por Luciana Lopez

  2. Por Luciana Lopez







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.