Anterior

Jornalista Aldo Fogaça passa a integrar a equipe da Gazeta de Votorantim

10/02/2020

Anterior

Próxima

Bar se transforma por dois dias em museu do futebol em Votorantim

10/02/2020

Próxima
10/02/2020 - 13:48
Reforma da Delegacia Central de Votorantim deve ser entregue em março
 Foto: Jorge Silva 

Aldo Fogaça


As obras de reforma do prédio da Delegacia Central de Votorantim, iniciadas em 10 de setembro de 2018, devem ser entregues em março próximo, informa, com exclusividade à Gazeta de Votorantim, o delegado Seccional de Polícia de Sorocaba, Wilson Negrão.

Ainda não há uma data fechada, mas trata-se de uma prioridade da Delegacia Seccional de Sorocaba. Há ainda a possibilidade do governador João Doria vir à cidade para a cerimônia de entrega, desde que sua agenda disponibilize.

As obras estão praticamente concluídas. Nesta sexta-feira (07), operários faziam pequenos arremates e acertos. Há, ainda, a necessidade da CPFL verificar a questão elétrica do prédio e providenciar a ligação da energia elétrica, além da ligação da rede de internet e de câmeras, já que o cabeamento está feito.

O prédio foi totalmente revitalizado. Não há nenhuma lembrança da versão antiga. Apesar da obra prever reforma, ofereceu ao local um layout completamente diferente, o que dá a característica de um prédio novo. O projeto foi realizado pelo engenheiro Eder Cunha Neto, do escritório Cunha Neto Engenharia.

No bloco da frente estão localizadas as salas de identificação, sala de meios, salas dos delegados, salas administrativas, almoxarifado, copa de funcionários e sanitários.

Separado por uma área descoberta com pergolado de concreto armado, está o “bloco do meio”, onde funcionará o plantão com a recepção e sanitários, sala de reconhecimento, lavanderia e vestiários para funcionários.

No bloco do fundo, onde ficava a antiga cadeia feminina de Votorantim, foi transformado em salas de cartório, sala do delegado, acesso da Polícia Militar ao Plantão, cinco salas de investigação com sanitários, sala de arquivo e duas salas de material apreendido. O local ficou irreconhecível, para quem conheceu o antigo prédio. Todo o entorno do prédio foi pavimentado para ser utilizado como estacionamento interno para viaturas e funcionários.

Houve, também, a necessidade de recuperação na estrutura do bloco do fundo, onde era a cadeia, que estava totalmente recalcada, pois tinha muita infiltração e pontos ocos sob os pisos onde ficavam das celas.

O prédio possuía uma área existente, que foi reformada, de 786,06 m², sendo que 75,25 m² foram demolidos e recebeu 132,73 m² de ampliação, ficando com uma área total de 843,54 m².

Todas as instalações são novas, tais como as portas, janelas, reservatório de água, instalação de prevenção e combate a incêndio, instalações hidráulicas, instalações elétricas, incluindo o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios), cobertura, pisos e revestimentos, além da reforma das áreas externas laterais e frontais e a nova fachada que ainda receberá o brasão e letreiro da Polícia Civil.

Trata-se de um projeto muito interessante e bem resolvido, onde na prática os serviços ficaram isolados, não havendo mais o contato entre a vítima e o aprisionado, a não ser pela sala de reconhecimento. Importante ressaltar que os acessos da Polícia Militar estão em área ligada diretamente ao plantão, e as pessoas que irão ao Plantão Policial também terão um acesso exclusivo para fazer o registro da sua ocorrência.

O anúncio da inauguração em março próximo foi feito na quinta-feira (06), na cerimônia de inauguração da Delegacia de Ibiúna, que contou com a presença do governador João Doria. O delegado seccional, Dr. Wilson Negrão, disse que agora a prioridade é Votorantim, “até porque sou cidadão votorantinense, adoro a cidade e o povo votorantinense”. O delegado disse que todos os distritos ficarão agrupados na nova delegacia. “Estamos fazendo esse trabalho, agrupando alguns distritos no momento, para que possamos agilizar e facilitar o atendimento da população”. 

 

Novos delegados

O Governo do Estado anunciou nesta semana que São Paulo terá mais 250 novos delegados. Sobre a possibilidade de Votorantim ganhar novos delegados, Dr. Wilson Negrão disse ainda não tem como precisar. “Estamos aguardando que os novos delegados concluam a Academia de Polícia para, na sequência, ver como ficará a distribuição deles por São Paulo, que será determinada pela Delegacia Geral. Com certeza nós queremos que a Seccional de Sorocaba receba reforços e sendo possível enviaremos mais um delegado para Votorantim”, finalizou.


 

Reportagem publicada na página 7, da edição nº351, da Gazeta de Votorantim, de 8 a 14 de fevereiro de 2020. 

 



Veja mais fotos:

  1. ANTES - Pátio da Cadeia Feminina de Votorantim - por Jorge Silva/Arquivo

  2. ANTES - Pátio da Cadeia Feminina de Votorantim - por Jorge Silva/Arquivo
  3. ANTES - Acesso ao pavilhão da cadeia - por Jorge Silva/Arquivo

  4. ANTES - Acesso ao pavilhão da cadeia - por Jorge Silva/Arquivo
  5. ANTES - Entrada da Cadeia Pública Feminina de Votorantim - por Luciana Lopez/Arquivo

  6. ANTES - Entrada da Cadeia Pública Feminina de Votorantim - por Luciana Lopez/Arquivo
  7. DEPOIS - Entrada da antiga Cadeia foi remodelada - por Gazeta de Votorantim

  8. DEPOIS - Entrada da antiga Cadeia foi remodelada - por Gazeta de Votorantim
  9. DEPOIS - Acesso às salas administrativas - por Gazeta de Votorantim

  10. DEPOIS - Acesso às salas administrativas - por Gazeta de Votorantim
  11. DEPOIS - Espaço onde ficava o pátio da Cadeia Feminina ganhou novo visual - por Gazeta de Votorantim

  12. DEPOIS - Espaço onde ficava o pátio da Cadeia Feminina ganhou novo visual - por Gazeta de Votorantim
  13. Wilson Negrão, delegado Seccional - por Werinton Kermes

  14. Wilson Negrão, delegado Seccional - por Werinton Kermes







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.