Próxima

Edis na lida, edição nº351

10/02/2020

Próxima
10/02/2020 - 11:57
Cerca-lourenço, edição nº351
 Foto: Gazeta de Votorantim 


Líder Luciano Silva

Na primeira sessão legislativa do ano, realizada na terça-feira (04), foram apresentadas as lideranças dos partidos na Câmara. Para os partidos que têm um só vereador, automaticamente eles são os líderes, já o Cidadania, que tem dois vereadores, Ita e Pissinato, o líder será o Pissinato, e o DEM, que tem três vereadores, Bruno Martins, Luciano Silva e Gaguinho, o líder será Luciano Silva.


Oposição e Governo

O vereador Zelão (PT) se declarou como líder da oposição, em consonância com o vereador Heber Martins (PDT). Já o líder do governo é Bruno Martins (DEM).


Para que serve a liderança?

Segundo o Regimento Interno da Câmara, o Líder é o porta-voz de uma representação partidária e o intermediário autorizado entre ela e os setores da Câmara. É da competência do Líder, além de outras atribuições que lhe confere o Regimento, a indicação dos membros do respectivo Partido nas Comissões.


Heber correndo atrás do 

prejuízo (Cassola)

Heber Martins esteve nesta semana na vizinha cidade de Salto de Pirapora, especificamente na Têxtil Itajá Sacarias, empresa de Jair Cassola.

Visita de cortesia? Pode até ser, mas em momentos de decisões políticas esta visita deixa de ser apenas de cordialidade.

Heber Martins (PDT) sabe muito bem que Cassola deixou o partido logo após ser cogitado que o ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta poderia concorrer a eleição deste ano pelo PDT, o que pode ser uma grande coincidência.


Heber só quer Pivetta e 

Cassola com ele, mais nada

Mas com a declaração da última semana, quando Pivetta afirmou categoricamente que não é pré-candidato a prefeito de Votorantim, Heber Martins correu para tentar trazer Cassola de volta, nem que seja apenas como apoio para as decisões que Heber deve tomar de agora em diante. Prefeito ou vice, este é o foco, e se tiver Pivetta e Cassola de seu lado tudo ficaria muito mais fácil. 


Assuntos tratados com Cassola 

Nas suas redes sociais, Heber Martins pontuou os assuntos que ele conversou com o ex-Pedetista e ex-prefeito Jair Cassola que seriam: Desenvolvimento Político, Social, Administrativo, Geração de Empregos, Investimentos na Saúde, Educação e Segurança, ou seja, Heber, mais do que ir fazer uma visita, foi fazer seu plano de Governo na fábrica de Jair Cassola.


Eric Romero, só a cara 

e o jeitão de andar

Aqueles que apostaram que o Cidadania, antigo PPS, de Votorantim iria perder seus dois vereadores e teria uma participação modesta nas eleições deste ano provavelmente vão perder a aposta. Eric Romero, presidente do Cidadania e um dos articuladores do partido na região, retomou as conversas e articulações no final de outubro do ano passado e, mesmo Ita e Pissinato tendo em alguns momentos dado sinais de que não entrariam 2020 filiados no Cidadania, não só permaneceram como estão na linha de frente junto com Eric Romero para fortalecer o partido.


Tudo indica que Cidadania

 vai surpreender

Nomes que estão sendo sondados por vários partidos já há algum tempo devem assinar a ficha de filiação do Cidadania nesta semana. São, em sua grande maioria, nomes que já estão na política e já foram candidatos e vão buscar uma vaga na Câmara pelo Cidadania. O trabalho é aumentar de dois para, no mínimo, quatro os vereadores do partido a partir de 2021.


Ex-secretário de Saúde desejado

O ex-secretário Júnior Silveira diferentemente do que foi ventilado nos corredores da Câmara e da Prefeitura nesta semana, não teria se filiado ao Partido Verde (PV). Segundo um amigo próximo do ex-secretário de Saúde, ele teria simpatia pelo PV, mas outros fatores teriam o desestimulado a se filiar e, segundo este mesmo amigo, Silveira segue estudando as três outras propostas partidárias que recebeu, todas ligadas a Fernando Oliveira e o DEM.


Lê Baeza é pré-candidato a vice 

novamente com Fernando Oliveira

Lê Baeza está prestes a se filiar ao Partido Progressista (PP) que tem Milton Feitosa como presidente do diretório municipal. Como Lê Baeza há alguns meses garantiu que só se filiaria em outro partido que não fosse o DEM se tivesse a absoluta certeza de que Fernando Oliveira seria candidato a reeleição e ele a vice na chapa, então agora está mais do que confirmado, Fernando Oliveira é sim pré-candidato a reeleição e Lê Baeza segue junto como vice. A expectativa era que Fernando não encarasse a campanha deste ano e Baeza sairia como candidato a prefeito.


Mauro não esqueceu da Copinha

O vereador Mauro do Materiais (PTB), que é um apaixonado por futebol, se mostrou frustrado e decepcionado com a Copa Votorantim de Futebol Sub-15, a Copinha, e apresentou durante a sessão legislativa de terça-feira (4) requerimento no qual pede informações sobre o principal evento esportivo da cidade que, segundo ele, o que era motivo de orgulho está se tornando motivo de vergonha, pois nem os secretários acompanharam o prefeito no Estádio Municipal “Domenico Paolo Metidieri” na final da competição.


Mauro quer saber 

Mauro quer saber qual o número de profissionais envolvidos, procedimentos de contratação de serviços, licitações, disponibilização de ambulâncias, liberação de Corpo de Bombeiros, pagamentos de horas extras, despesas em geral, entre outras informações já que, segundo Mauro, no dia da abertura da Copinha não se tinha sequer confirmação do evento, ou seja, “aparentemente não teve nenhum planejamento”. Mauro completou dizendo “que as pessoas precisam trabalhar por capacidade e não serem escolhidas por politicagem”, se referindo a membros da equipe da Secretaria de Desporto.


“Diz que diz que”

Silvano Donizetti não está nada feliz com o que seus concorrentes e adversários a Prefeitura de Votorantim estão espalhando para desestimular seus eleitores. Com a desistência de Carlos Augusto Pivetta, começaram as especulações, e, a mais falada, é sobre o processo em que Pivetta e Silvano Donizetti Mendes (PTB) foram condenados por improbidade administrativa em segunda instância no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em outubro de 2012. Coube recurso e o processo não influenciou em nada nas eleições daquele ano.

Mas o que circula, é que seria justamente este processo que estaria fazendo Pivetta não correr risco, e, dizem ainda, que se o Pivetta, que é advogado, percebeu que não daria, Silvano estaria na mesma condição.


E o porquê do processo 

de improbidade?

O jornalista Doraci Sola Galera aposentou-se pela Câmara Municipal de Votorantim em 1995; para isso, foi contado o período de 1969 a 1990, que é contestado pelo Ministério Público (MP), já que ele prestava serviço como autônomo para a Casa. Na resolução aprovada em 1992, o Legislativo reconheceu que havia vínculo empregatício de Doraci com a Câmara; o MP alega, com base em provas e depoimentos, que nesse período o serviço era prestado esporadicamente, já que ele comparecia de duas a três vezes por semana para realizar serviços de contabilidade que fossem necessários e não chegava a somar oito horas de trabalho. Depois disso, em 1990 ele foi nomeado assessor contábil em uma comissão, e só então passou a frequentar diariamente a Casa. Em 1992, Galera passou em concurso público e foi efetivado, aposentando-se em 1995. Mas para essa aposentadoria, foi necessária a resolução aprovada pelos vereadores em 1992, que contou os anos em que ele atuou como autônomo. (Fonte: Diário de Sorocaba)


Só Pivetta e Silvano? Não.

Além de Pivetta e Silvano, eram vereadores na mesma legislatura e constam no processo: Adão Peres da Cruz, João Cau, Lázaro Alberto de Almeida, João Souto Neto (ex-prefeito), Valdemar José da Silva, Abílio Alves Corrêa Toledo Neto, Rubens Mesadri, Santino de Jesus Lopes, Antônio Cau, Antônio Gugoni Sobrinho, Erotides Sebastião Aparecido e Valdemar Tavuencas de Andrade.


Silvano com Pivetta e Marcão

Mas Silviano, apesar de estar muito irritado com as fofocas que envolvem seu nome, nesta semana teve dois encontros importantes: com o próprio Pivetta e com Marcão Papeleiro. O conteúdo das conversas não foi divulgado, mas obviamente foi sobre apoio e a possibilidade de união.


Silvano na TVV segunda-feira

O ex-vereador e ex-vice-prefeito Silvano Donizetti Mendes é o convidado da próxima segunda-feira (10), às 20h30, do programa Debate dos Fatos, na TV Votorantim. Ele é pré-candidato à prefeito de Votorantim e seu nome foi escolhido através de sorteio realizado ao vivo na TV Votorantim na terça-feira (04). O programa é apresentado ao vivo pelos jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez. O telespectador pode enviar mensagem de texto para o Whats App e participar: (15) 99189-2600. A TV Votorantim é transmitida pelo canal 3 da Super Mídia, canal 6 da Net, canal 47.1 da MF, pelo site www.tvvotorantim.com.br e pelo www.facebook.com/TVVotorantim/


Vem aí mais um ponto facultativo

O prefeito Fernando Oliveira publicou no Jornal do Município o “não expediente” nos dias de carnaval, 24, 25 e 26 de fevereiro de 2020 (segunda, terça e quarta-feiras), nas repartições públicas municipais, Agerv, Cohap e Fundação de Seguridade Social.


Respeitável Público 

A Prefeitura e a Secretaria de Cultura estão há dias buscando condições para que Votorantim possa receber o Circo TV. O Circo tem uma proposta que é a mesma dos anos 60 e 70, na qual os artistas de rádio e TV da época tinham o picadeiro dos circos para estarem se apresentando ao público. O Circo TV tem como uma de suas atrações, o já conhecido pelos votorantinenses, Palhaço Tubinho, e se apresentam no circo TV também os humoristas do Programa do Ratinho e da A Praça é Nossa, como Matheus Ceará, Santos, Milena Pavorô, Faxinildo, Valentina, Xaropinho, Bananinha e o Comandante Durão, Alexandre Porpetone, Zezinho Gasolina, Nina, Paulinho Gogó, Saideira, entre outros. A Prefeitura está trabalhando no sentido que o Circo TV possa se instalar na praça Zeca Padeiro, por ser um local de fácil acesso e por ser tradicionalmente um local de apresentações artísticas. É a Prefeitura acolhendo a arte e a cultura. 

 

Coluna publicada na página 2, da edição nº351, da Gazeta de Votorantim, de 8 a 14 de fevereiro de 2020. 











Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.