Planejamento financeiro | Comece 2020 com as contas em dia

Todo início de um novo ano é propício para começar projetos, mas a maioria deles pode envolver investimento financeiro. Para colocá-los em prática, é de extrema importância se planejar financeiramente, especialmente se o desejo é começar com as contas em dia, para então seguir com a realização de todos os planos para 2020. O primeiro ponto quando for pensar em um planejamento financeiro é estabelecer a sua prioridade. Quitar dívidas? Guardar para investir? Quando não se tem um objetivo definido, acaba-se gastando com coisas desnecessárias.
Para trazer orientações de como as pessoas podem se planejar, a professora Michelle Rosa, diretora da Anhanguera de Itapetininga, destaca algumas dicas:
- Após definir seu objetivo, é necessário ter um controle minucioso de todos os seus gastos e ganhos. Uma dica é elaborar uma planilha, onde você vai listar todos os seus custos fixos (aluguel, condomínio, mensalidade escolar, entre outros) e projetar o quanto vai gastar no mês com os custos variáveis, tais como: alimentação, passeios, cinema, shows. Defina um teto para estes gastos e tente não ultrapassar. Quando se coloca os dados em uma planilha, com os valores de seu salário e a projeção das despesas no mês, você consegue visualizar seu panorama financeiro para aquele período e o impacto que terá ao final dele.
- Caso tenha dívidas no cartão de crédito, faça uma análise dos valores de juros que está pagando e veja se não compensa um empréstimo bancário, com taxas de juros menores e prazos maiores. Com as novas regras do cartão de crédito, não tem mais a possibilidade de ficar meses pagando apenas o mínimo, e os parcelamentos oferecidos pelas operadoras de cartões trabalham com juros mais altos.
- Para empréstimos bancários, lembre-se que amortizando parte do saldo devedor paga-se juros menores, além de finalizar o pagamento em menos tempo. Aproveite a renda extra do 13º salário para quitar as dívidas. Não adianta guardar dinheiro com dívidas em aberto.
- Reduzir os gastos supérfluos também é um ponto importante. Analise se determinado consumo realmente é necessário. Em tempos de crise, redução de custos é prioridade. Contudo, um planejamento financeiro não é feito apenas para se pagar contas. É preciso também se organizar para poupar e investir.
- Por fim, independentemente do tipo do investimento, o importante é que você reserve um valor mensal para a economia. Esse é um ponto primordial para o sucesso financeiro. Assim, basicamente, coloque em prática a educação financeira. É importante ter uma análise com um olhar crítico daquilo que se está gastando ou investindo, para entender detalhadamente onde o dinheiro está sendo aplicado, e onde é possível melhorar, para não ter um ano mergulhado em dívidas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
COMENTÁRIOS