Anterior

Votorantim recebe oficina de Conselho Gestor da APA de Itupararanga

07/10/2019

Anterior

Próxima

Professor de Votorantim lança livro “Insetos Poéticos” na livraria Nobel

07/10/2019

Próxima
07/10/2019 - 13:41
Praticantes de skate enaltecem as obras de reforma e ampliação da pista de skate na praça Zeca Padeiro
 Foto: Jorge Silva 

Pista fica no Centro

Valdinei Queiroz


As obras de reforma e ampliação da pista de skate “Claudinei Bento de Oliveira”, localizada no Complexo Urbanístico “José de Oliveira Souza” (Zeca Padeiro), no Centro, em Votorantim, já estão acontecendo e a previsão é de que os serviços sejam finalizados ainda em outubro. Os trabalhos são realizados pela empresa JDE Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação ao custo de R$ 50.791,92.

Para o professor-instrutor de skate certificado pela Federação Paulista, Felipe Silveira, 32 anos, a reforma na pista se faz necessária devido à deterioração pelo tempo de uso, já que o espaço foi inaugurado há 16 anos. “Foi uma luta dos skatistas junto à comunidade de Votorantim a realização da manutenção e ampliação da pista de skate. Agora é uma realidade e, brevemente, os praticantes do esporte poderão usufruir da pista reformada”, disse.

Outro aspecto que Silveira destaca é transformar a imagem do skate para todos os moradores do município. “Infelizmente algumas pessoas rotulam de uma forma totalmente errada: visto como um esporte marginalizado. E não é. O skate agora é olímpico. Então esta reforma vem também para mostrar o outro lado deste esporte: que é trazer alegria de crianças e adolescentes”, comentou.

O também professor-instrutor de skate certificado pela Federação Paulista, Robson Macedo, 32 anos, também enaltece a conquista de reformar e ampliar a pista de skate “Claudinei Bento de Oliveira”. “Como professor de skate, penso, primeiramente, na integridade física dos meus alunos. Por isso, nós solicitamos a reforma da pista porque estava impraticável, principalmente o piso, que estava bem desgastado. Sendo assim, machucava quando caia após a tentativa de efetuar uma manobra com o skate”, explicou.

Segundo Macedo, o skate é um esporte olímpico e, como tal, precisa que os praticantes atendam as existências, como equipamento adequado de proteção, manutenção constante do skate, estar bem de saúde, entre outras. “Nosso principal objetivo com a reforma é transformar a imagem do skate para alguns votorantinenses. Queremos colocar na cabeça de cada um que o esporte pode ser praticado por todos e com a presença da família”, disse.

Quando assumiu como secretário do Desporto em 2017, o vereador Luciano da Silva (DEM) tinha reservado do orçamento da pasta municipal uma verba para reformar e ampliar a pista de skate “Claudinei Bento de Oliveira”. “O recurso era para ter sido utilizado no ano passado, mas infelizmente não aconteceu. Quando voltei para a Câmara, apresentei requerimento solicitando à prefeitura local a reforma e ampliação da pista de skate, o que acabou sendo atendida pelo prefeito Fernando de Oliveira Souza (DEM)”, explicou o parlamentar.

Segundo Luciano da Silva, a intenção dessa reforma é mudar a imagem do skate para os moradores de Votorantim. “Queremos ver a família presente no local. Que seja um espaço para a comunidade votorantinense usufruir todos os dias, em especial aos fins de semana.”

O vereador ainda comentou que, como a pista estava abandonada há anos, atitudes ilícitas estavam sendo realizadas no lugar. “Não adianta apenas a Guarda Civil Municipal ir até o local para inibir essas negligências. Temos que dar outro caráter a pista, já que o skate se tornou olímpico e estará ano que vem nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão”, ressaltou.

De acordo com o atual secretário de Desporto, Raul Bueno, esta gestão está atendendo a uma reivindicação antiga dos skatistas ao promover as melhorias necessárias no local. “As obras vão reestruturar as rampas e o piso, dando mais motivação aos esportistas de Votorantim. Entramos em contato com a Federação Paulista de Skate para colocarmos nossa cidade na lista dos projetos sociais da federação, além de deixar a pista à disposição para futuras etapas do circuito paulista de skate”, explicou.

Além disso, o secretário reforçou que está acompanhando as obras de perto ao lado do atleta e professor de skate Felipe Silveira, que está empolgado com as novas possibilidades de parceria com a federação, procurando, assim, massificar o esporte na cidade com projetos e ações voltadas aos skatistas do município. “Mesmo com as dificuldades financeiras encontradas em nosso País, o prefeito Fernando de Oliveira Souza se empenhou para realizar mais esse compromisso, auxiliando a prática do skate, assim como tem feito em outras modalidades esportivas”, finalizou Bueno.

Reportagem publicada na página 5, da edição nº337 da Gazeta de Votorantim, de 05 a 11 de outubro de 2019










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.