Anterior

Atriz votorantinense se apresenta em Portugal

09/09/2019

Anterior

Próxima

Votorantim está no mapa do turismo brasileiro

09/09/2019

Próxima
09/09/2019 - 13:15
Agentes públicos enaltecem a importância do programa Debate dos Fatos para a população votorantinense

O programa Debate dos Fatos, na TV Votorantim, é exibido às segundas-feiras ao vivo a partir das 20h
 Foto: Arquivo TV Votorantim 

Programa é apresentado desde fevereiro de 2011. Na foto, o saudoso vereador Labrego

Valdinei Queiroz

 

O programa Debate dos Fatos, apresentado pelos jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez desde fevereiro de 2011, proporciona muitas mudanças positivas na vida das pessoas de Votorantim. Através da atração, os agentes políticos ficaram sabendo de problemas urbanos e puderam buscar por soluções.

“Um telespectador me questionou sobre a falta de recapeamento em uma determinada via pública de Votorantim. Foi o momento que anunciei, em primeira mão, durante o Debate dos Fatos, a destinação de R$ 8 milhões para a cidade, através de emendas parlamentares do então deputado federal Jilmar Tatto”, relembrou o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Votorantim, Marcos Antonio Alves, o Marcão Papeleiro (PT), que atualmente é assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Os recursos foram destinados em 2012, recapeando 59 ruas e avenidas, sinalização com placas turísticas, manutenção de praças no Rio Acima e Vossoroca e reforma no Parque do Matão.

Um caso semelhante a este aconteceu com o advogado, secretário parlamentar e presidente do PSOL em Votorantim, Rodrigo Chizolini. Também durante o Debate dos Fatos, um telespectador questionou se o então deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), época em que Chizolini era o chefe de gabinete do mandato, destinou alguma emenda parlamentar à cidade. “Nos quatro anos de Raul Marcelo na Assembleia Legislativa de São Paulo (2015-2019), sempre lembramos de Votorantim. Foram cerca de R$ 4 milhões para o município, visando saúde, educação e cultura”, afirmou o presidente do PSOL de Votorantim.

Já o vice-prefeito de Votorantim e ex-vereador, Alessandro Baeza, o Lê Baeza (Sem Partido), rememora uma situação que o emocionou durante o programa Debate dos Fatos. Foi quando os apresentadores fizeram uma singela homenagem ao seu ex-assessor e amigo Carlos Cesar Paes de Medeiros. “Crescemos juntos na Vila Rodrigues, no bairro Santo Antonio, ele era mais do que um amigo, era um irmão”, comentou Lê Baeza. Cézão, como era conhecido, faleceu vítima de um infarto em abril de 2018.

Marcão Papeleiro, Rodrigo Chizolini e Lê Baeza ressaltam a importância do programa Debate dos Fatos dentro da grade de programação da TV Votorantim. “É de extrema importância um programa assim na nossa cidade. É a voz do votorantinense sendo levada aos vereadores e ao prefeito. E esses agentes públicos têm como missão solucionar as reivindicações desses munícipes”, disse Marcão Papeleiro. “Em muitos casos, me pautei pelas mensagens que chegam por WhatsApp do programa. Parabenizo tanto o Werinton quanto a Luciana pela realização do programa de forma semanal”, comentou Chizolini. “Tenho imenso carinho pelos dois apresentadores, que fazem um exímio trabalho em prol dos votorantinenses. Vida longa ao programa Debate dos Fatos”, afirmou Lê Baeza.

Das telespectadoras e dos telespectadores, a professora aposentada e vice-presidenta do PSDB, Ana Criguer Rodrigues, é uma das mais valorosas, interagindo praticamente em todos os programas. “Gosto bastante do Debate dos Fatos. Meu favorito de todos os programas da TV Votorantim. Deveria ser exibido mais vezes na semana, não apenas uma vez”, disse.

Em conversa por telefone, Ana Criguer mencionou que ligou na TV Votorantim, na última segunda-feira (2), quando aconteceu o programa Debate dos Fatos, para comentar que ela foi professora particular do pai do gerente regional do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Eric Vieira, que foi convidado pelos apresentadores. “Muita coincidência. Além de parabenizar pelo programa, também liguei para mencionar que dei aula para o pai do Eric Vieira”, disse.

Ana Criguer ainda comentou que toda a população votorantinense deveria assistir o Debate dos Fatos. “Para conhecer o que está acontecendo na política da cidade, basta assistir aos comentários do Werinton e da Luciana. Os dois trazem bastidores que poucos têm a informação. É importante estarmos atentos para votar bem na próxima eleição (que acontece em 2020), afirmou a professora aposentada.

O programa Debate dos Fatos, na TV Votorantim, é exibido ao vivo semanalmente, às segundas-feiras, a partir das 20h.

 

Proposta inicial

De acordo com a jornalista Luciana Lopez e apresentadora do programa Debate dos Fatos, na TV Votorantim, a proposta inicial era resgatar e debater os fatos mais expressivos que haviam sido noticiados durante a semana, com destaque para assuntos relacionados à cidade de Votorantim. Lembrando que, além do jornalismo da própria TV Votorantim, na ocasião, a cidade tinha apenas um jornal impresso (Folha de Votorantim), que não era disponibilizado na internet e não tinha um portal de notícias voltado para a cidade, como existe hoje da Gazeta de Votorantim.

“Percebíamos que as notícias de Votorantim, veiculadas em mídias da região, muitas vezes passavam “batidas”. O que desejávamos era aprofundar um pouco mais os temas que haviam sido publicados na mídia, fazendo com que a própria população opinasse sobre eles”, explicou Luciana.

Além das reportagens veiculadas pela TV Votorantim, eram utilizadas como pauta, matérias publicadas em diversos veículos de comunicação, como rádio, jornais impressos, revistas e internet, inclusive as mídias sociais.

Um clipping das matérias era realizado. Na ocasião, o prefeito ia uma vez por semana em várias rádios para dar entrevistas, e trechos dessas entrevistas eram reproduzidos no programa.

Os programas recebiam convidados e eles opinavam sobre os fatos. “Apresentávamos o tema e passávamos a palavra para os convidados debaterem, era uma tribuna livre. Além disso, contávamos com a participação da população, que telefonava e deixava suas opiniões, às vezes, os telefonemas eram transmitidos ao vivo no ar”, lembrou Kermes

Os convidados eram políticos, influenciadores de opinião e pessoas que se preocupavam a sociedade.

 

Mudança no formato

Por alguns anos, o formato se manteve esse. Mas com o passar do tempo, a cidade ganhou mais canais de comunicação atuantes. A TV Votorantim já tinha fortalecido seu departamento jornalístico, a Gazeta de Votorantim nasceu e disponibilizou, além do jornal impresso, um portal completo e voltado para a cidade. As redes sociais online se difundiram e as pessoas passaram a ter mais opções para se informar e também para debater os assuntos que eram noticiados.

Assim, o formato do programa mudou, uma vez que as notícias já não eram mais tão restritas. O programa passou a ter um formato mais profundo e reflexivo sobre temas factuais. Normalmente uma pessoa participa como convidado, e geralmente são pessoas que atuam no poder público, ou detém cargos estratégicos que influenciam na vida das pessoas da nossa cidade. A participação do público continuou existindo, agora exclusivamente pelo WhatsApp (15) 99189-2600.

 

Mudança na vida das pessoas

Cabe ressaltar que o programa proporcionou muitas mudanças positivas na vida das pessoas de nossa cidade. Através da atração, os agentes políticos ficaram sabendo de problemas urbanos e puderam buscar por soluções. Também foi dada a oportunidade do contraditório, ou seja, de várias partes envolvidas em determinada questão se expressar e se posicionar. A democracia sempre imperou no programa. “Trazemos convidados de várias linhas de pensamento e filiações políticas, respeitamos igualmente a todos e oferecemos a oportunidade de se manifestaram. Muitas vezes, fazemos perguntas críticas, mas sempre com a finalidade de esclarecer algum assunto que afeta a nossa comunidade. O respeito ao convidado sempre norteou nosso programa”, ressaltou Kermes.

 

Influência política

Trazendo temas, às vezes, acalorados dos bastidores políticos locais, o programa já despertou em muitas pessoas o interesse pela política e também já proporcionou mudanças nos rumos tomados pelos agentes políticos. “Através do programa, os convidados deixam um pouco seu reduto e passam a interagir com pensamentos diferenciados, receber críticas construtivas da população e opiniões diferentes, desta forma, aqueles convidados mais receptivos, podem refletir e até mudar seus pontos de vista sobre determinada situação, e assim, agir de outra forma”, prossegue o apresentador.

 

Jornalismo responsável

Essa característica traz muita responsabilidade aos apresentadores, ambos jornalistas de formação e com especialização MBA em Gestão Pública. “Temos ciência do poder de influência da TV Votorantim pela abrangência do seu público e, por isso, somos muito cautelosos em nossas observações. Procuramos sempre ponderar nossas opiniões, sem abrir mão do direito que temos de nos expressar livremente. Às vezes, possuímos informações de bastidores que muitas vezes deixarmos de dizer, uma vez que poderiam causar transtornos para vida das pessoas e seus familiares. Julgamentos devem ser feitos pelo Poder Judiciário, pois enquanto jornalistas, não cabe a nós expor situações ainda não investigadas e provadas, apenas com a finalidade de obter audiência. Fake News não são propagadas, muito pelo contrário, são esclarecidas”, finalizou Luciana.

 

 

Reportagem publicada na página 08 da edição nº333, do jornal Gazeta de Votorantim, de 07 a 13 de setembro de 2019.



Veja mais fotos:

  1. Lê Baeza - Arquivo/ TV Votorantim

  2. Lê Baeza - Arquivo/ TV Votorantim
  3. Werinton Kermes - Arquivo/ TV Votorantim

  4. Werinton Kermes - Arquivo/ TV Votorantim
  5. Luciana Lopez - Arquivo/ TV Votorantim

  6. Luciana Lopez - Arquivo/ TV Votorantim
  7. Marcão Papeleiro - Arquivo/ TV Votorantim

  8. Marcão Papeleiro - Arquivo/ TV Votorantim
  9. Ana Criguer - Arquivo/ TV Votorantim

  10. Ana Criguer - Arquivo/ TV Votorantim







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.