Anterior

Defesa Civil promove encontro para atualizar plano de ação

12/08/2019

Anterior

Próxima

Conselho Tutelar recebe novo veículo

12/08/2019

Próxima
12/08/2019 - 14:39
Adolescentes participarão de oficina gratuita de rádio em Votorantim

Ação é uma parceria entre Rádio Votorantim, Prefeitura e Associação Cultura Votorantim
 Foto: Luciana Lopez 

Reunião definiu os detalhes da oficina

Valdinei Queiroz


Um projeto inovador e transformador. É assim como o secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim, Edson Cortez, define a realização da oficina de rádio e roteiros com alunos do ensino médio de escolas estaduais do município. O início das aulas, que serão gratuitas, acontece em 21 de agosto (quarta-feira).

Com parceria entre a Prefeitura de Votorantim, Associação Cultura Votorantim e Rádio Votorantim, o projeto, de acordo com Cortez, tem como objetivo de resgatar a arte do rádio, em especial para os mais jovens, desenvolvendo uma ferramenta de promoção cultural através de notícias, músicas e uma agenda cultural do município.

Segundo o diretor-presidente da Associação Cultura de Votorantim e responsável pela criação da rádio na cidade, Werinton Kermes, a dinâmica das aulas será da seguinte forma: aula teórica, realizada no Aquário Cultura “Waldir Calixto Mainardi”; e aula prática, que acontece na sede da Rádio Votorantim. Nesses encontros, serão abordados temas como conceitos básicos, locução, reportagem, vinheta e músicas.

Os encontros irão atender 26 alunos de quatro escolas estaduais diferentes, sendo: Alice Rolim de Moura Holtz, Comendador Pereira Inácio, Senador José Ermírio de Moraes e Daniel Verano.  Os estudantes foram selecionados pelas escolas de acordo com o perfil e a aptidão para a área do rádio.


Projeto transformador

Durante entrevista para a  Gazeta de Votorantim, o secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim utilizou a palavra “transformador” para definir a respeito desta oficina de rádio e roteiros. “É algo inédito e inovador entre todas as prefeituras da região”, diz.

Segundo Kermes, quando Cortez define este projeto como transformador quer dizer que esses jovens terão uma experiência enriquecedora, pois a cultura e a comunicação, juntas, transformam qualquer sociedade. “Além de terem contato com uma profissão, esses adolescentes terão a oportunidade de se transformarem em cidadãos, com princípios éticos e morais”, explica o diretor-presidente da Associação Cultura Votorantim.

Este projeto é um antigo sonho de Werinton Kermes. De acordo com ele, colocar esta oficina de rádio e roteiros em andamento é como se fosse realizar um sonho de adolescente. “Sou um sonhador. Me resumo assim. E sendo assim, gosto de repassar a minha experiência vivida em veículos de comunicações para todos os interessados, em especial aos jovens, que serão, num futuro próximo, os protagonistas em emissoras de rádio, tevê ou, até mesmo, escrevendo ou registrando momentos com uma câmera fotográfica, ou celular, em jornais, portais e revistas”, conclui.


Reportagem publicada na página 10 da edição nº329, do jornal Gazeta de Votorantim, de 10 a 16 de agosto de 2019.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.