Anterior

Necrologia (de 28 de junho a 04 de julho de 2019)

08/07/2019

Anterior

Próxima

Prefeitura inicia cadastro de aposentados e pensionistas para isenção de IPTU 2020

08/07/2019

Próxima
08/07/2019 - 11:01
Aulas de yoga gratuitas melhoram a qualidade de vida dos votorantinenses
 Foto: Ivana Santana  

Aulas são gratuitas

 

Ivana Santana

 

Relaxamento, alívio das tensões musculares, melhora do sono, normalização da pressão arterial, melhoria da mobilidade, equilíbrio, postura e respiração. Esses são alguns benefícios que a prática do Yoga pode trazer, como explica o professor de educação física e técnico esportivo da secretaria de Desporto (Sedesp) de Votorantim Alexandre Gonçalves Domingues, de 50 anos. E os votorantinenses podem realizar aulas de Yoga gratuitamente na cidade. A Sedesp oferece aulas abertas em três bairros da cidade: segunda-feira, às 16h, no Vossoroca, quarta-feira, 7h15, no Rio Acima e sexta-feira, às 7h15 e às 8h30 no Parque Bela Vista.

Alexandre conta que as aulas são ministradas há cerca de dez anos na cidade. “Essa iniciativa começou porque após eu me formar em educação física eu fiz uma pós-graduação em Yoga. O pessoal da Sedesp e eu conversamos e tivemos a ideia de começar uma turma da modalidade para ver como seria a adesão. E nós tivemos muita procura, as turmas são bem movimentadas. Temos em média 20 alunos por turma”, comenta.

As aulas são para pessoas de todas as idades, mas a maior parte dos alunos é idoso. “Como eu já trabalho com terceira idade na secretaria, é uma aula mais voltada para a terceira idade, mas ela é aberta para pessoas de todas as idades, para todos os públicos. Nós temos alunos adolescentes, adultos e idosos. Tem alunos de mais de 80 anos. Se a pessoa tem alguma dificuldade a gente adapta. Na aula de Yoga a gente trabalha muita coisa, como postura, respiração, massagem, entre outros”, explica o professor.

O aposentado Ademir de Lima Marques, de 53 anos, que mora no bairro Itapeva, é aluno das aulas de Yoga no Parque Bela Vista há dois meses. Ele conta que começou a ir para acompanhar a esposa. “Eu já tinha feito algumas aulas esporádicas de Yoga em outros lugares, mas agora peguei firme e faço toda sexta-feira. Após a aula eu saio com uma sensação muito boa de alívio e relaxamento. Por conta disso, eu saio me sentindo mais leve. O Yoga melhora o bem-estar, a qualidade de vida e também a unidade do casal. E as aulas ajudam bastante no meu dia a dia, eu tenho mais leveza no dia, mais tranquilidade, mais serenidade e consigo conduzir o dia de uma forma bem harmoniosa”, afirma.

As amigas Jodei Ise, aposentada de 67 anos, e Sônia Maria Mendonça de Oliveira, dona de casa de 66 anos, moram no Jardim Clarice e frequentam as aulas de Yoga juntas há mais de um ano. Sônia ficou sabendo das aulas através de outra amiga e logo levou Jodei para as aulas também. Elas não tinham tido contato com o Yoga antes.

“Eu sou muito agitada e as aulas me ajudam. Ainda não estou 100%, por isso venho sempre, mas estou melhorando gradativamente”, conta Jodei.

A aposentada destaca que as aulas têm feito muita diferença em sua vida. “Nas aulas eu aprendi a respirar, eu descobri que não sabia respirar. Eu roncava e tinha uma série de problemas, e como eu aprendi a respirar, tudo isso melhorou na minha vida. Também emagreci, eu era bem gordinha. E as aulas são tão boas, eu fico tão relaxada que já cheguei a dormir no finalzinho da aula. Por tudo isso eu não falto, venho com sol, com chuva, venho sempre”, afirma.

Sônia também teve melhoras no dia a dia devido ao Yoga. “É muito legal, porque eu venho com a minha amiga Jodei, quando eu estou desanimada ela me anima e quando ela está desanimada eu a animo. O Yoga melhorou muito minha vida. Eu sentia muita dor no corpo e eu senti que isso melhorou após o Yoga. Uma vez eu bati a costela em uma cômoda em casa e não aguentava de dor, depois de fazer aula de Yoga melhorou, nem precisei ir ao médico”, destaca.

Para participar das aulas é só chegar ao local no horário das atividades, usando roupas de ginástica. Não é preciso fazer inscrição prévia. As turmas estão em férias e as aulas retornam em 02 de agosto. No Parque Bela Vista, as aulas são realizadas no Centro Comunitário, que fica na Rua Benedito Eupídio Costa, s/n. No Vossoroca, as aulas são realizadas no Espaço Jovem, que fica na Rua Pedro Rodrigues, 173. No Rio Acima as aulas são realizadas no Centro Comunitário, que fica na Rua Joaquim Ferreira, s/n.

 

 

Reportagem publicada na página 07 da edição nº324, do jornal Gazeta de Votorantim, de 06 a 12 de julho de 2019.

 



Veja mais fotos:

  1. Professor Alexandre Gonçalves Domingues - por Ivana Santana

  2. Professor Alexandre Gonçalves Domingues - por Ivana Santana
  3. Ademir de Lima Marques - por Ivana Santana

  4. Ademir de Lima Marques - por Ivana Santana
  5. Sônia e a amiga Jodei - por Ivana Santana

  6. Sônia e a amiga Jodei - por Ivana Santana







Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.