Anterior

Polícia flagra rapazes com notas falsas em Votorantim

16/06/2019

Anterior

Próxima

Operação aborda pessoas em situação de rua

17/06/2019

Próxima
17/06/2019 - 10:24
Edis na lida (edição n°321)

Escola no Jardim Primavera/Novo Mundo

O vereador Heber de Almeida Martins (PDT) cobrou a construção de uma unidade de ensino no Jardim Primavera/Novo Mundo. “Essa é uma proposta recorrente. Temos uma dificuldade no Jardim Novo Mundo, já que a escola desse bairro é emprestada pelo Governo do Estado, e que ainda está em situação precária e sempre precisando de reparos. Nossa proposta é que seja inserido no orçamento, a construção de uma escola municipal para contemplar esse bairro e adjacências. Já compramos terrenos grandes, mas não construímos escolas. Temos um orçamento de mais de R$ 129 milhões que precisa ser investido em educação e muitas vezes esses recursos não chegam aos bairros mais longínquos”, cobrou o parlamentar.

 

Programa de Educação no Trânsito para crianças e adolescentes

O vereador Pr. Dr. Luiz Carlos (PSL) solicita formação de um grupo de estudos composto de representantes do Poder Público Municipal, DETRAN, Guarda Municipal, Polícia Militar, escolas públicas, particulares e autoescolas, para que seja implantado no município uma Escola de Educação no Trânsito ou um Programa de Educação no Trânsito para crianças e adolescentes.

“O Brasil é, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o 5º país com mais mortes no trânsito. Por isso, alguns municípios têm adotado escolas de trânsito com a finalidade de formar cidadãos-motoristas mais conscientes e com isso, diminuir o número de acidentes com vítimas fatais. A ideia aqui é investir em educação, um povo educado tem mais saúde, mais segurança e se passarmos essas noções para nossas crianças, elas nunca mais esquecerão”, complementou o parlamentar.

 

Sulas de jiu-Jitsu nos Centros Comunitários de Votorantim

O vereador Luciano Silva (sem partido) questionou quais foram os motivos para a exclusão das aulas de jiu-jitsu nos Centros Comunitários de Votorantim, e pede informações sobre a existência de algum projeto conveniado ou em parceria com a Secretaria de Desporto e se existe a possibilidade dessas aulas retornarem aos bairros por meio do Projeto Tatame. “Professores de artes marciais estão nos procurando e cobrando espaço para poderem dar aulas para as crianças. Nós sabemos como o esporte transforma, porém, sem apoio não é possível fazer nada. Estarei questionando o Poder Público sobre todas as modalidades de artes marciais oferecidas para que possam obter o apoio necessário e não ficarem dependendo apenas dos voluntários que se dispõem a ceder seu espaço e seu tempo para que as crianças possam continuar sendo atendidas”, cobrou Luciano.

 

Vacinação contra gripe para toda população

O vereador Ita (PPS) questionou, durante a sessão de terça-feira (11), se ainda serão disponibilizadas vacinas contra a gripe para a população, e, por qual motivo foi divulgada a disponibilidade delas, porém, nos postos, a população saiu sem conseguir ser vacinada.

“Ficamos sabendo que seriam disponibilizadas doses da vacina para toda a população, a partir do dia 03 de junho em todas as 15 UBS’s do município. Porém, eu mesmo estive em algumas UBS´s, como a do Jardim Serrano, e não havia sequer uma dose da vacina para a população. Em Sorocaba, que é uma cidade vizinha, chegaram novas doses e a quantidade exata foi informada. Então eu pergunto: por que aqui ainda não chegou e quantas doses serão disponibilizadas? Espero que essa resposta venha imediatamente para essa Casa de Leis para que possamos dar uma resposta aos questionamentos da população”, cobrou Ita, que foi apoiado por outros parlamentares.   

 

Déficit da Fundação da Seguridade

O vereador Zelão (PT) cobrou o Executivo para que informe, por meio de documentos, quais soluções foram tratadas com a Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim, para amenizar o déficit da instituição. Zelão questiona ainda se a administração tem ciência que desde a sua criação, a Fundação arca com os benefícios de 53 aposentados que nunca contribuíram com a instituição e se há possibilidade de o Executivo assumir as despesas desses cidadãos. “Fizemos vários questionamentos ao presidente da Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim e as respostas não foram suficientes. Ele nos enviou um estudo onde afirma que a Câmara precisa arcar com a despesa desses 53 aposentados que tem salários altíssimos, mas na verdade, ele é quem precisa nos apresentar uma solução para este problema que vem se arrastando a tanto tempo. Assim como ele nos cobrou, estou cobrando o Executivo para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível, senão teremos um déficit irrecuperável que irá afetar muitos servidores daqui há 10 anos”, afirmou o parlamentar.

 

Lista de medicamentos disponíveis para população

A vereadora Fabíola Alves (PSDB) apresentou sugestão para que a administração municipal disponibilize a lista de medicamentos existentes na Farmácia Municipal e nas UBS’s. “Este requerimento é uma sugestão, pois existem algumas cidades que já implantaram esse sistema. A ideia é disponibilizar a lista de medicamentos, em especial daqueles de alto custo, no próprio site da prefeitura e assim, o usuário pode se informar sem precisar sair de casa. Essa consulta vai otimizar a logística, diminuir filas e nós vereadores também poderemos acompanhar”, explanou a parlamentar.

 

Espaço para encontros do Alcoólicos Anônimos no município

O vereador Pissinato (PPS) quer saber qual o apoio dado pelo Poder Executivo ao Grupo dos Alcoólicos Anônimos (AA), em Votorantim e, se existe a intenção de oferecer a esse importante grupo, um espaço melhor, mais amplo e com melhor infraestrutura. “O alcoolismo é uma doença que mata, destrói famílias. Este é um grupo não vinculado a partidos políticos ou qualquer religião, e eu quero saber como o Poder Público está ajudando o AA, pois um grupo que ajuda a diminuir a violência doméstica, a violência contra a mulher, acidentes de trabalho precisa ser valorizado e ter no mínimo um espaço amplo, arejado, para que possam fazer o seu trabalho”, finalizou o parlamentar.

 

Lombada em via do Parque Morumbi

O vereador Gaguinho (DEM) solicita à Administração Municipal que o setor competente estude a possibilidade da instalação de uma lombada na rua Renato Chiozzotto, na altura do número 155, Parque Morumbi.

 

 

Coluna publicada na página 02 da edição nº321, do jornal Gazeta de Votorantim, de 15 a 20 de junho de 2019.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.