Anterior

Para não passar ''férias'' dentro do Z4 da Série B, São Bento busca vitória inédita em Goiânia diante do Vila Nova

11/06/2019

Anterior

Próxima

Lançamentos de empreendimentos de médio e alto padrão crescem 36% no país

11/06/2019

Próxima
11/06/2019 - 13:54
Prefeitura promove Conferência Municipal de Meio Ambiente e realiza eleição do Comdema

Durante o evento, prefeito Fernando assinou termo de intenção com a Coopervot, regularizando a cooperativa de reciclagem
 Foto: Divulgação 

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na noite desta segunda-feira (10), no Eco Auditório do Parque do Matão, a 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que elegeu os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) para o biênio 19/21, bem como tratou sobre a importância desse órgão e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. Além disso, durante o evento, o prefeito Fernando de Oliveira Souza assinou uma carta de intenção com a presidente da Coopervot, Marlene Barros Dias, regularizando pela primeira vez a situação da cooperativa de reciclagem na cidade.

O prefeito Fernando destacou a importância do evento, já que o Comdema realiza reuniões mensais integrando o poder público e sociedade civil para debater propostas e melhorias para o meio ambiente da cidade. “Quero ressaltar também que a Prefeitura irá atender a cooperativa oferecendo todo o material de trabalho para que ampliem a coleta seletiva na cidade, como uniformes, sacos e um caminhão”, frisou. Em Votorantim a coleta seletiva é realizada casa a casa em 50% da cidade.

Também registraram presença o secretário de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino; o de Meio Ambiente, Antônio Wilson Miramontes, o vereador Zelão, o presidente da Agerv, Antônio Carlos da Cruz, bem como representantes das secretarias municipais e organizações civis.

Na oportunidade, o titular da pasta de Meio Ambiente ressaltou o trabalho do Comdema. “Precisamos continuar cuidando dos nossos recursos naturais e nascentes e por isso a troca de ideias entre poder público e sociedade civil é essencial”, destacou Miramontes. Durante o evento, houve ainda uma palestra do gestor da APA de Itupararanga, Waldnir Gomes Moreira.

Eleição do Comdema

Na conferência também foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), que é formado por representantes do poder público e da sociedade civil, na qual são constituídos de forma paritária entre governo e sociedade civil organizada.

Foram escolhidos então os seguintes representantes: Antonio Salvador Junior, pela categoria de setores organizados da sociedade, entre eles: associação de comércio, da indústria, da agricultura e de profissionais liberais comprometidos com a questão ambiental; Daniel Sentelhas, da Apevo, representando entidade civil criada com o objetivo de defesa dos interesses dos moradores, com atuação no município; Marcio Aparecido Nunes, do Grupo de Escoteiros de Itupararanga 478 e Angélica da Costa, da ONG GTA Jerivá, ambos representantes de entidades civis criadas com a finalidade de defesa da qualidade do meio ambiente, com atuação no município; Marina Almeida de Miranda, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Votorantim; Abílio Toledo Neto, do Lions Clube Votorantim, representante dos clubes de serviços existentes no município; Julio Cesar Martins, do Sesi, representante de instituições de ensino com atuação no município; Leuren Hellen da Silva, representante da Concessionária Águas de Votorantim; Heglaya Silva, representante do Grupo Votorantim; Roque Dias Prestes, representante da Academia Votorantinense de Artes, Letras e História; e Marlene Barros Dias, representante do grupo organizado de coleta seletiva com atuação no município.

Dessa forma, o Comdema de Votorantim é composto pelos seguintes setores públicos: Secretaria de Meio Ambiente (presidente do conselho); poder legislativo municipal; Secretaria de Negócios Jurídicos (Senj); Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb); Secretaria de Educação (Seed); Secretaria de Saúde (Sesa); Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD); Secretaria de Serviços Públicos (Sesp); Departamento de Saneamento Básico, da Sesp e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Votorantim (Agerv).


Fonte: Secom Votorantim










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.