Anterior

Edis na lida (edição n°320)

10/06/2019

Anterior

Próxima

Aposentados se conheceram por aplicativo de celular, casaram e vivem em Votorantim

10/06/2019

Próxima
10/06/2019 - 11:47
Aluno da APAE de Votorantim irá representar cidade em festival estadual de artes

Ivana Santana
 Foto: Divulgação 

Gabriel Willian Lapuchinski

O aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Votorantim Gabriel Willian Lapuchinski, de 17 anos, que mora no bairro São Lucas, irá representar a cidade na edição estadual do XV Festival Nossa Arte, maior evento cultural voltado a pessoa com deficiência do estado, que acontecerá na cidade de Valinhos entre os dias 15 e 17 de julho. O Festival será realizado pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), junto com a APAE e Prefeitura de Valinhos.

De acordo com os organizadores, a expectativa é que o evento receba cerca de 700 participantes, entre artistas, professores e acompanhantes. “Além das danças, peças teatrais e exposições artísticas, o festival será um momento importante de quebra de preconceitos da sociedade sobre o potencial da pessoa com deficiência”, destacam os organizadores.

Gabriel tem deficiência intelectual em grau leve. Ele conseguiu a vaga no Festival após ficar em primeiro lugar na categoria de artes visuais na fase regional do evento, que aconteceu no último dia 18 de abril. O Festival é dividido em sete modalidades artísticas: artes visuais, artes cênicas, dança, artes literárias, artes musicais, dança folclórica e artesanato.

Foi um desenho no estilo japonês mangá que deu o primeiro lugar para Gabriel. “As outras pessoas desenharam umas paisagens. Eu desenhei uma pessoa. Mas eu acho que eu ganhei por fazer diferente, já que eu desenho em estilo mangá. Eu sou o único da minha escola que sabe desenhar mangá”, comenta Gabriel.

O jovem, que sempre gostou de desenhar, entrou em contato com os mangás aos 15 anos, quando uma professora sugeriu que ele fizesse os desenhos nesse estilo. Gabriel disse que ficou surpreso em ficar em primeiro lugar na fase regional do Festival. “Foi uma surpresa eu ganhar! Eu estava lá tranquilo e falaram meu nome. Daí eu fiquei muito alegre. Todo mundo começou a gritar ‘Gabriel! Gabriel! Gabriel!’. Foi uma sensação muito boa. E eu ganhei um troféu no concurso. É muita alegria ganhar esse troféu. Eu vou ficar marcado na escola por esse prêmio”, afirma o jovem.

A irmã de Gabriel, a manicure Ingrid da Silva Lapuchinski, de 29 anos, diz que a família está muito orgulhosa com a conquista do jovem. “Foi gratificante saber que ele ganhou. Isso nos deixou muito feliz. E a gente procura incentivá-lo nos desenhos. A gente vai procurar cursos de desenho agora para ele fazer. Porque ser desenhista é uma profissão, né. E quem sabe ele evolua e vire até um professor de desenho um dia”, destaca Ingrid.

A coordenadora pedagógica da APAE de Votorantim, Carine Odilon, afirma que Gabriel tem bom convívio com os colegas e profissionais da Associação, sendo muito participativo e simpático. Carine destaca que Gabriel foi o primeiro aluno da APAE de Votorantim que ganhou este concurso. Além desse prêmio, Gabriel também ficou em segundo lugar na categoria desenho do Concurso de Redação da TV Tem.

“É muito gratificante, nos sentimos honrados em saber que fizemos parte dessa alegria. Isso nos motiva cada vez no nosso trabalho. É uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional ganhar esses prêmios”, comenta Carine.

A coordenadora frisa que desenhar tem ajudado no desenvolvimento do jovem. “Os desenhos auxiliam no desenvolvimento cognitivo, principalmente com sua concentração, expressão, facilitando a interação do Gabriel com os demais”, explica.

Agora, Gabriel já está ansioso para a próxima fase do Festival. “Eu já estou pensando no desenho que eu vou fazer para a etapa estadual. Tem que ser um trabalho muito bom. Eu vou fazer e ver se vai dar certo ganhar. Mas se eu não ganhar, tudo bem, eu vou lá para me divertir”, conclui.




Reportagem publicada na página 05 da edição nº320, do jornal Gazeta de Votorantim, de 08 a 14 de junho de 2019.









Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.