Anterior

Vereadora sugere a implantação de uma base móvel para a PM e GCM no Centro

12/04/2019

Anterior

Próxima

Vereador questiona medidas relativas a enxame de abelhas no município

12/04/2019

Próxima
12/04/2019 - 12:14
Aprovado projeto para afixar cartazes sobre permissão de cães-guias nos estabelecimentos públicos e privados

O autor da proposta destacou em plenário a necessidade de respeitar os deficientes visuais
 Foto: Divulgação 

O Projeto de Lei nº 003/19, de autoria do vereador e presidente, Lilo (MDB), que propõe a obrigatoriedade de afixação de cartazes, conscientizando a população sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer acompanhado de cão-guia em todos os estabelecimentos comerciais e públicos do município foi aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira, 9, durante a 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votorantim. O parlamentar, ao usar a tribuna, ressaltou a necessidade de implantar a lei no município.

O autor da proposta, durante sua explanação, ainda falou do Projeto Cão-Guia, do Instituto Magnus, uma iniciativa sem fins lucrativos, que realiza a socialização dos cães-guias desde os primeiros meses de vida para ajudar os deficientes visuais a se locomoverem em espaços públicos, com total independência. Por meio do projeto, os usuários também são capacitados para conviver com esses animais.

A convite do parlamentar, um vídeo do Instituto Magnus foi exibido em plenário com o objetivo de esclarecer o quanto os cães-guias são importantes no processo de mobilidade e consequente independência dos deficientes visuais.

Logo após a manifestação do vereador, e a seu pedido, o assistente administrativo de Relacionamento do Instituto Magnus, Murilo Henrique Delgado Mariano, que é deficiente visual, e guiado pela labradora Baduska, falou sobre o projeto, e como os deficientes podem usufruírem dos serviços. Uma informação que chamou a atenção ao ser citada por ele, é que 7 milhões de pessoas no Brasil tem algum tipo de deficiência visual, porém, existem cerca de 200 cães-guias em atividade para ajudá-las. “Um dado alarmante que as pessoas não se dão conta, infelizmente”, disse.










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.