Anterior

Intercâmbio para a faixa etária acima dos 50 anos ganha interesse dos brasileiros

06/01/2019

Anterior

Próxima

Confira dicas para evitar manchas na pele no verão

06/01/2019

Próxima
06/01/2019 - 17:59
Encadernação é tema de oficinas gratuitas em Sorocaba

Atividades acontecem no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Sorocaba
 Foto: Divulgação 

O Sesc Sorocaba realiza em janeiro diversas oficinas que abordam a arte da encadernação

O Sesc Sorocaba realiza em janeiro diversas oficinas que abordam a arte da encadernação. Serão apresentadas as técnicas de encadernação Yamato-Toji, dia 15, terça, Estrutura Cruzada, dia 16, quarta e Blizzard – dobras, no dia 17, quinta. As atividades serão ministradas pela artesã Estela Vilela. Confira:

Encadernação Yamato-Toji

Esta estrutura de encadernação data do final do período Heian (794-1185) e foi utilizada principalmente para manuscritos de obras literárias japonesas. Os fólios dobrados são posicionados um dentro do outro, formando cadernos. A costura é feita no dorso dos cadernos inclusive nas capas flexíveis, sem utilização de cola.

A oficina acontece dia 15, terça, das 14h às 17h, de graça. Os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento. As vagas são limitadas. Classificação etária 14 anos.

Encadernação Estrutura Cruzada

Nesta atividade será apresentada a encadernação conhecida por estrutura cruzada, criada pela encadernadora italiana Carmencho Arregui. O conceito dessa técnica é a reversibilidade, pois não leva cola, podendo ser desfeita e colocada uma nova capa ou um novo caderno a qualquer momento que se queira. Haverá uma breve introdução histórica do conceito que conduziu a criação inovadora desta estrutura, muito utilizada em obras raras.

A atividade acontece dia 16, quarta, das 14h às 17h, de graça. Os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento. As vagas são limitadas. Classificação etária 14 anos.

Encadernação Blizzard – Dobras

Essa encadernação conhecida por blizzard foi criada por Hide Kyle. Utilizando o conceito de dobras, essa técnica pode ser usada em zines e em outros formatos, tais como nos livros de artista. Durante a oficina os participantes também irão aprender a execução de corte e dobra sem a utilização de estiletes além da finalização das peças com o uso de carimbos.

A oficina acontece dia 17, quinta, das 14h às 17h, de graça. Os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento. As vagas são limitadas. Classificação etária 14 anos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sesc Sorocaba










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.