Anterior

Reunião da RMS em Piedade é realizada com sucesso

13/09/2018

Anterior

Próxima

Campanha incentiva população a enviar fotos para homenagear o zoo

13/09/2018

Próxima
13/09/2018 - 12:15
BOS disponibiliza site para cadastrar pacientes em busca de cirurgia de catarata pelo SUS

Serviço reúne dados dos interessados e inclui na fila de espera os que possuem guia de referência para o atendimento
 Foto: Divulgação 


O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) disponibiliza ao público um site para cadastro de pacientes da região de Sorocaba (DRS-XVI) que necessitam de cirurgia de catarata e possuem guia de referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O serviço foi criado como uma forma de reunir as informações de quem está aguardando pela cirurgia e agilizar o processo, caso sejam liberadas vagas extras (cirurgias eletivas). “Podemos, rapidamente, entrar em contato, assim que surgirem vagas pela liberação de mutirões extras pelo SUS para realização de cirurgias de catarata”, explica Katia Campos, gerente de atendimento e qualidade do BOS.

Antes da criação do site, quando surgiam as vagas extras, tínhamos muita dificuldade em localizar esses pacientes. “Assim, facilitamos o contato entre paciente e hospital”, frisa a gerente.  Lançado há quase seis meses, o portal já recebeu em torno de 150 inscrições de pacientes. “Quando chega uma nova inscrição, fazemos uma triagem para identificar quem efetivamente é da nossa região e também quais pessoas estão com os exames pré-cirúrgicos em mãos. Os aptos são incluídos na lista de espera para as cirurgias”, revela Katia.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, anualmente, surjam 3 mil novos casos de catarata a cada 1 milhão de habitantes. A região coberta pelo BOS inclui Sorocaba e mais 47 municípios (DRS-XVI), totalizando 2,5 milhões de habitantes. Somente nessa região pode haver 7,5 mil novos casos de catarata, por ano.

Embora seja elevado o número de casos, um fator dificulta o agendamento de cirurgias. “Muitos pacientes chegam com encaminhamento médico, mas sem os exames pré-cirúrgicos em mãos, que são exigidos para toda cirurgia, como: hemograma, coagulograma, glicemia, eletrocardiograma, dentre outros”, comenta Edil Vidal de Souza, superintendente do BOS.

“Quando um paciente chega sem esses exames, precisa voltar à cidade de origem, fazer os exames e, caso seja identificada alguma alteração, tratar o problema para, só então, poder realizar novos exames e marcar a cirurgia”, completa o superintendente.

As cirurgias de catarata do BOS, realizadas por meio do SUS, estão disponíveis aos habitantes dos 48 municípios do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-XVI), que são: Alambari, Alumínio, Angatuba, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Barra do Chapéu, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guapiara, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itaberá, Itaoca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Itu, Jumirim, Mairinque, Nova Campina, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Quadra, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Taquarivaí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Para ter acesso ao sistema, é preciso acessar o site: www.catarata.bos.org.br, preencher o formulário com as informações solicitadas e clicar em “enviar dados”.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.



Fonte: Q Notícia










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.