Anterior

Comas terá postos de arrecadação de alimentos no estádio durante a Copinha

11/01/2018

Anterior

Próxima

Emissoras de rádio AM terão 180 dias para pedir migração para FM

11/01/2018

Próxima
11/01/2018 - 10:24
ASA e Safesp realizam curso oficial para formação e capacitação de árbitros na região
 Foto: Divulgação  

A Associação Sorocabana de Árbitros (ASA), numa parceria com o Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo, Safesp, vão realizar em Sorocaba, o “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”. O curso terá como datas, os dias 3, 10, 17 e 24 de março.

Segundo informou o diretor da ASA, Eliseu Sentelhas, serão 40 horas de aulas teóricas e práticas, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. O local será   o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, localizado na rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade, próximo à Estação Rodoviária, em Sorocaba.

Contato e informações
Informações  do “1º Curso de Formação e Capacitação de Árbitros de Futebol”, da ASA e Safesp, podem ser obtidas pelos telefones: Eliseu -  99782-3889 (15),com Eliseu Sentelhas, ou no  98117-8886 (15), com Ivone. Ou pelo email: ivonefatima@uol.com.br.

Exigências da legislação
“O curso da ASA com a Safesp, concederá aos participantes a possibilidade de formação, e capacitação . Esse certificado da ASA/Safesp, permitirá que o concluinte possa trabalhar em todo estado de São Paulo”, diz Eliseu. A  legislação – Lei 12.867 de 10/10/2013, em conformidade com a Lei 9615 de 24/z03/1998 -, faculta que só podem trabalhar como árbitros, assistentes ou anotadores em torneios realizados por prefeituras etc, quem tiver um curso oficial como esse , daí a sua importância”, explica Sentelhas.

“Também será uma forma dos oficiais de arbitragem atuais adquirirem mais conhecimento e mais instrução,  Melhorando a qualidade do seu trabalho e da arbitragem como um todo, de maneira geral.

Chance para quem quer começar
Conforme lembra Eliseu Sentelhas, muita gente tem procurado a ASA pedindo informações de como ingressar na área de arbitragem de futebol em Sorocaba e região para atuarem como árbitros, assistentes e anotadores; e até para aqueles que querem conhecer as regras teóricas e práticas da arbitragem, ao mesmo tempo, estarem aptos e habilitados, se desejarem, ingressarem no setor”,  disse o diretor da ASA.

Atuação desde já
Segundo o diretor da ASA, os formados no curso já poderão atuar de imediato nos campeonatos da temporada 2018. Hoje a Associação Sorocabana de Árbitros, conta com um quadro de quase 100 oficiais de todas as cidades da região de Sorocaba e Votorantim entre árbitros, assistentes e anotadores. Com o curso, a entidade, que vem crescendo ano a ano, e prestando serviços para um número grande de cidades e entidades, pretende ampliar esse quadro, com os novos oficiais formados no curso. Só para ter ideia, em 2017, a entidade esteve presente em mais de 1700 partidas por torneios oficiais de prefeituras como Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, Alambari e outras. Além de torneios de futebol de campo e futebol society de entidades e empresas, como do Sesi (Jogos Industriários), OAB, Copa Luk, ZF, entre outras.

Calendário inicial da ASA
De acordo com o diretor Eliseu Sentelhas, a ASA terá um 2018 cheio de atividades, como foi em 2017, quando a entidade esteve presente em mais de 1700 partidas pela região com seu quadro.

E começa com a Copa Brasil  Infantil, dia 11 de janeiro com Votorantim x Cruzeiro no Estádio Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim.

A programação da ASA prevê a atuação dos oficiais da entidade, a partir de 14 de janeiro,  na Copa América de Futebol na categoria principal, em Sorocaba. Depois, dia 27 de janeiro começa o Campeonato Juvenil de Votorantim. Em fevereiro, dia 17, inicia o Campenato Quarentão de Votorantim, e ainda na ex-capital do cimento, a partir de 25 de fevereiro, o Campeonato Varzeano da 1ª Divisão de Votorantim. Em Sorocaba, a previsão é do inicio da Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão, na primeira ou segunda quinzena de fevereiro.

A ASA estará presente ainda nas finais do Campeonato Varzeano de Alambari, dias 13 e 20 próximos. Em 2018, a entidade terá seus oficiais atuando em Piedade, Salto de Pirapora, e possivelmente, em Tapiraí entre outras cidades. Segundo a previsão da entidade, no inicio de março deve começar outra importante competição com arbitragem da ASA, os Jogos Industriários do Sesi.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.