Anterior

Projeto de passe livre para usuários dos Caps é aprovado na Câmara

05/12/2017

Anterior

Próxima

Edição n° 247, de 02 a 07 de dezembro de 2017

05/12/2017

Próxima
05/12/2017 - 15:10
Linha férrea recebe preparativos para passagem da maria-fumaça
 Foto: Vanessa Corrêa 

Parada final será na Av. Luiz do Patrocino Fernandes

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), está realizando a recuperação da linha férrea para receber em 8 de dezembro a Locomotiva 58, mais conhecida como maria-fumaça. Esse resgate histórico faz parte da programação dos 54 anos de emancipação político-administrativa do município, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba.

Conforme explicou prefeito Fernando de Oliveira Souza, receber a maria-fumaça na cidade preserva a história da ferrovia e também promove o turismo entre Votorantim e Sorocaba, já que a Locomotiva vai percorrer um trajeto de aproximadamente seis quilômetros pela Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), partindo da Estação Paula Souza, em Sorocaba, até o cruzamento da via férrea com a avenida Luiz do Patrocino Fernandes, na região central da cidade.

Além disso, a vinda da Maria Fumaça a Votorantim é um ato simbólico visando à concretização do projeto do Trem Turístico entre as cidades, como ressalta o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez. “A vinda da locomotiva mostra que o projeto é viável e, com o apoio da população a este resgate histórico, com certeza haverá benefícios ao desenvolvimento turístico e econômico de ambos os municípios”, ressaltou.
Para tanto, a Sesp já recuperou o rilho do trem, desde a ETE Guimarães até a Vila Protestante, bem como fez a roçagem do entorno da linha férrea. A operação tem parceria com a Prefeitura de Sorocaba e conta com a participação do Movimento de Preservação da Estrada de Ferro Sorocabana.

Na manhã desta sexta-feira (01), estava sendo recuperada a parte da linha férrea que cruza a avenida Luiz do Patrocino Fernandes. Funcionários da SESP realizaram o rompimento do asfalto que nivelava a linha férrea junto à rua, para que a locomotiva consiga percorrer os trilhos. Os secretários da Cultura, Turismo de Votorantim e Sorocaba, Edson Cortez e Werinton Kermes, acompanharam junto aos funcionários responsáveis os últimos reparos no trecho.

 

 

Texto publicado na página 08 da edição 247 da Gazeta de Votorantim de 02 a 07 de dezembro de 2017










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.