Anterior

Mega-Sena acumula e próximo sorteio deve pagar R$ 6,7 milhões

03/12/2017

Anterior

Próxima

Câmara realiza Sessão Solene nesta quarta-feira

05/12/2017

Próxima
04/12/2017 - 12:20
Cerca de 30 mil consultas médicas são realizadas por mês em Votorantim
 Foto: Marcos Ferreira/ Divulgação PMV 

Atendimento no Programas de Saúde da Família

No mês de setembro foram efetuadas 29.554 consultas médicas, nas 11 Unidades Básicas de Saúde, 4 Programas de Saúde da Família, Unidade de Pronto Atendimento (PA Central), Ambulatório de Especialidades Médicas, Ambulatório de Saúde da Mulher e Serviço de Atendimento Especializado/Doenças Sexualmente Transmissíveis e Centro de Atendimento Psicossocial (Caps IJ), além dos 3.306 atendimentos de enfermagem.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento conta com 50 médicos plantonistas, sendo 48 clínicos gerais e dois pediatras. Já para atender somente nas UBSs atuam 38 médicos clínicos gerais, 27 pediatras e 22 ginecologistas e os médicos generalistas oferecidos pelo Ministério da Saúde para o Programa de Saúde da Família. Além dos médicos nas demais unidades de especialidades, a exemplo de cardiologista, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, neurologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, ortopedista, urologista, vascular, pneumologista, psiquiatra, entre outras.

Para o secretário da Saúde, William Roberto de Souza Ferreira, o maior volume de atendimento está no PA, uma média de 411 pacientes por dia. “Nosso desafio diário é de criar mecanismos, principalmente para oferecer uma dinâmica de atendimento aos pacientes com toda a estrutura e assistência necessária”, explica.

O titular da pasta ressalta ainda o trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde, a exemplo da unidade da Barra Funda, que realizou 1.050 consultas médicas no mês de setembro. A unidade conta com três clínicos gerais, três pediatras e duas ginecologistas, além de todo o trabalho realizado pela equipe de enfermagem. Ele explica ainda que, ao passar pela UBS, o paciente é encaminhado para o Ambulatório de Especialidades Médicas, quando necessário.

Além das UBSs o município conta com as unidades do Programa da Saúde da Família, nos bairros Promorar, Jardim Cristal, Green Valley e Jardim Tatiana, essa composta por duas equipes.

No Programa de Saúde da Família do Jardim Tatiana foram realizadas 857 consultas médicas no mês de setembro. Entre as pacientes está a dona de casa Verônica Maria Lopes de Oliveira, que há 18 anos recebe atendimento no bairro. “Procuro estar presente em todas as consultas, pois isso facilita na hora que precisamos ser encaminhados para outra especialidade”, ressalta. A dona de casa destaca toda a atenção oferecida e acredita que deverá melhorar ainda mais quando a nova unidade de saúde do bairro for entregue à população, tendo em vista que já se encontra em processo de licitação a conclusão da unidade, cuja obra foi paralisada em anos anteriores por problemas com as empresas vencedoras das licitações.

“Eu tenho problema de pressão alta e venho aqui todos os dias”, conta a jovem Dhara Bueno Gomes, de 20 anos, cuja hipertensão arterial passou a ser monitorada pelo serviço de saúde.

Quem também recebe atendimento é o aposentado Carlos Sene, de 74 anos. “Aqui as atendentes são muito atenciosas e isso ajuda em muito”, conta. Sene mora há mais de 50 anos no Jardim Tatiana e lembra que o serviço de saúde oferecido já foi bem precário. Ele ressalta ainda que já presenciou, várias vezes, a situação em que as pessoas faltam às consultas e isso acaba prejudicando quem comparece periodicamente.

De acordo com a Secretaria da Saúde, para se ter uma ideia das faltas, pela rede de atenção básica (UBSs e demais serviços) somente em setembro foram agendadas 19.500 consultas, mas efetuadas 17.200 por motivo de ausência do paciente no dia do atendimento.

Novo prédio
A construção do novo prédio do PSF do Jardim Tatiana começou em 2014. Desde então, duas empresas foram contratadas pela Prefeitura, porém ambas abandonaram os serviços e os contratos foram cancelados.

Diante disso, a atual gestão elaborou um projeto para a conclusão da unidade, cujo processo se encontra no Departamento de Licitação, onde já foi conhecida a empresa vencedora do certame e agora está na fase de aprovação de planilha.

Após concluída a licitação, terão início, em breve, os serviços de finalização da cobertura, acabamento, esquadrias, além das instalações elétricas e hidráulicas.

PA: sete em cada dez pacientes não são casos de urgência e emergência
No mês de setembro o PA Central realizou 12.354 atendimentos, uma média de 411 pacientes por dia. De acordo com a Sesa, é importante ressaltar que esta UPA é uma unidade que deve atender apenas urgência e emergência.

Conforme explica o diretor médico do PA, João Edson Ferreira, o atendimento de urgência e emergência deve ser procurado em casos de acidentes, cortes, queimaduras, fraturas, hemorragias, crises hipertensivas, convulsões, insuficiência respiratória, desmaios, dor aguda entre outras.

João Edson ressalta que a UPA não é para realizar exames de rotina, como por exemplo trocas de receita médica e atestados médicos e nem acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e pré-natal. “A cada dez pacientes que procuram o PA, apenas três são casos de urgência e emergência”, ressalta. Ainda de acordo com o diretor, os pacientes devem procurar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros.

A UPA Central funciona 24 horas. É composta de uma equipe formada por médicos plantonistas, sendo clínicos gerais e pediatras, além de dois ortopedistas apenas para pacientes encaminhados pelo médico clínico geral da unidade em casos de fraturas e traumas. Ainda compõem o quadro de funcionários 11 enfermeiros, 37 auxiliares de enfermagem plantonista, 3 técnicos de gesso, 14 recepcionistas, 1 farmacêutica, 4 auxiliares de farmácia, 5 técnicos de raio x, 7 auxiliares de limpeza, 4 controladores de acesso, totalizando 138 funcionários na unidade.

 

 

Reportagem publicada na página 03 da edição 247 da Gazeta de Votorantim de 02 a 07 de dezembro de 2017










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.