Anterior

Promoção de Natal do Iguatemi Esplanada terá sorteio de carros e compre-ganhe

02/12/2017

Anterior

Próxima

Iniciação Profissional abre inscrições para novos cursos

03/12/2017

Próxima
03/12/2017 - 11:53
Votorantim Energia divulga plano verão da Represa de Itupararanga

Usina opera com 48,62% da capacidade e se prepara para períodos chuvosos
 Foto: Luciana Lopez 

Maquete do percurso da água, da represa até a Usina

                                                --

Vanessa Corrêa

(programa de estágio)

 

A empresa Votorantim Energia divulgou durante workshop nas instalações da Usina Hidroelétrica de Itupararanga na última semana, a operação do ‘plano verão’, que acontece entre os meses de outubro e março, ou seja, nos períodos mais chuvosos do ano, nos quais os reservatórios abrigam maior quantia volumétrica de água.

Atualmente a Usina opera com 48,62% da sua capacidade, sendo que o reservatório é responsável pelo abastecimento de água de mais de 85% do município de Sorocaba, tem como estratégia amortecimento e cheias em meses de chuva, e, sobretudo a transformação de energia que é em sua totalidade transportada para o funcionamento da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), localizada na cidade de Alumínio (SP), que é também empreendimentos do grupo.  A cidade de Votorantim é abastecida pela água escoada após a geração de energia pela usina

Um dos objetivos do encontro com a imprensa e autoridades locais e da região foi também a desmistificação sobre a abertura de comportas, que como explicou Luiz Antônio Magalhães, gerente de Operação e Manutenção da Votorantim Energia é um equívoco da população em geral. “O controle do nível da água desta represa é feito por meio de vertedouros que funcionam como o ‘ladrão’ das caixas d’ água, deixando escapar o excesso”, explicou.

Campanha de conscientização

Outro ponto que ganhou espaço na apresentação foi o turismo em espaços que abrigam a passagem das águas da represa, como rios e cachoeiras. “Nós orientamos às pessoas que visitam esses espaços ilegalmente, que é extremamente perigoso, pois não é possível controlar o volume de água desses locais”. Segundo Magalhães, a campanha deve alertar ainda atitudes importantes que podem evitar acidentes como respeitar as placas de sinalização dos locais, não deixar crianças sozinhas na água, estar sempre atento ao volume de água e à profundidade do local.

Energia renovável

A expansão no mercado de atividades renováveis, como o recente investimento da empresa em geração de energia eólica, foi destaque durante apresentação de Leonardo Vinícius Gomes, gerente Comercial da Votorantim Energia. “Nós viemos de uma matriz energética limpa, que são as hidroelétricas. O foco do grupo sempre foi a sustentabilidade”, comentou o gerente destacando o investimento da empresa em sete parques de geradores eólicos no nordeste brasileiro que devem ser inaugurados em janeiro de 2018 em comemoração aos 100 anos da empresa Votorantim. (Supervisão: Luciana Lopez)










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.