Anterior

Ortopedista de Sorocaba viaja à Áustria para testar material cirúrgico que será lançado em 2018

10/08/2017

Anterior

Próxima

Iguatemi Esplanada realiza apresentação de bandas neste final de semana

11/08/2017

Próxima
10/08/2017 - 16:01
Nova decisão: Biometria passa a ser obrigatória em Votorantim para 2018

Até o momento, 28% dos eleitores de Votorantim já fizeram o cadastramento biométrico. Prazo vai até 23 de março de 2018

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou a Resolução Nº 412/2017, nesta terça-feira (8), que dispõe sobre o cadastramento biométrico obrigatório com revisão eleitorado em Votorantim.

A coleta de dados biométricos na cidade já é realizada desde 2015 e será obrigatória no período de 11 de setembro de 2017 a 23 de março de 2018. O eleitor deve comparecer até o fim do prazo para não ter o título cancelado. Quem já passou pela biometria não precisará repetir a operação. O município conta com 87.436 eleitores.

 

Onde ir

O eleitor será atendido no cartório eleitoral de Votorantim, no Poupatempo de Sorocaba e no Posto de Atendimento no shopping Esplanada Iguatemi também em Sorocaba. O Posto, inaugurado para realizar o cadastramento biométrico obrigatório na região, tem alta capacidade de atendimento -1.500 pessoas por dia - em um espaço de 700 m² e conta com 55 kits biométricos.

 

Biometria na região de Votorantim

Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora realizam o cadastramento biométrico com revisão de eleitorado desde 8 de maio de 2017. Até 31 de julho, apenas 55.512 (11,5%) dos 479.216 eleitores sujeitos à biometria se cadastraram nas três cidades. O procedimento termina em 23 de março de 2018.

Atualmente, 83 cidades passam pelo procedimento obrigatório no biênio 2017/2018, sendo Guarulhos e Sorocaba as maiores. A biometria obrigatória está sendo implementada gradativamente no Estado de São Paulo. O objetivo é aumentar a segurança na identificação do eleitor ao votar, confirmar o seu domicílio eleitoral no município e atualizar os outros dados cadastrais.

 

O que é biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema: no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

Os cartórios eleitorais atendem mediante agendamento, para evitar filas e agilizar o atendimento ao eleitor.

 

Documentos

Para o atendimento, é preciso levar:

1) Comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc, desde que contenha nome e endereço e seja recente).

2) Um dos documentos de identificação abaixo:

- RG original ou

- carteira de trabalho e previdência social ou

- carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou

- certidão de nascimento ou

- certidão de casamento.

Obs.: Não será aceita a carteira nacional de habilitação (CNH) para o primeiro título de eleitor por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.

3) Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

4) Título de eleitor ou comprovantes de votação, se tiver.

 

Endereços

- Posto de Atendimento no shopping Esplanada Iguatemi: av. Izoraida Marques Peres, 401, Sorocaba. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 às 18h.

- Cartório da 220ª Zona Eleitoral: av. São João, 578, Parque Bela Vista, Votorantim. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 12 às 18h. (A partir de 30 de agosto, o Cartório Eleitoral de Votorantim estará em novo endereço e atenderá ao público na Rua João Walter, 262, Centro)

- Poupatempo: rua Leopoldo Machado, 525, Centro, Sorocaba. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, e no sábado, das 9 às 13h.

 

 

Fonte: Site do TRE










Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.